Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

PET-SAÚDE

Inscreva-se já e conquiste a sua bolsa

Leia mais

CERIMÔNIA DO JALECO

T16 do curso celebra a Cerimônia do Jaleco

Leia mais

FEMA + ALEGRIA

Projeto abre novas vagas para estudantes

Leia mais

MEDICINA

Curso se engaja em atividades na comunidade

Leia mais

PARCERIA

FEMA e APM juntas pela formação médica

Leia mais

Cerimônia de Passagem da LâmpadaAlunos realizam Passagem da Lâmpada

 

Evento, que teve a presença de 250 pessoas, marca o início do estágio prático dos alunos do quarto ano e representa uma importante simbologia para os futuros enfermeiros

 

Por Glauciana Nunes

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Alunos e professores do curso de Enfermagem, da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), realizaram a cerimônia de Passagem da Lâmpada, no dia 16 de fevereiro, em um espaço de eventos, em Assis. O ato ecumênico teve a presença de 250 convidados, dentre eles alunos dos quartos e quintos anos de Enfermagem da FEMA e seus familiares, além de professores supervisores de estágio.

 

A cerimônia de Passagem da Lâmpada é uma tradição entre algumas graduações de Enfermagem no país e a coordenadora do curso, na FEMA, professora mestra Rosângela Gonçalves da Silva estimulou os alunos a organizarem o evento, já que ele representa uma simbologia importante para os estudantes do quarto ano, que estão prestes a iniciar o estágio prático nas unidades de saúde da cidade, como hospitais, ambulatórios e nas UBS. 

 

A tradição da Passagem da Lâmpada tem origem com a enfermeira Florence Nightingale, que pertencia à alta sociedade inglesa, em 1854, e graças a seus cuidados conseguiu reduzir o número de mortos na Guerra da Crimeia. Todas as noites, ela percorria os dormitórios dos soldados feridos com uma lâmpada à óleo nas mãos, para ver seus pacientes, por isso ficou conhecida como “A Dama da Lâmpada”.

 

O ato simbólico, quando os alunos do quinto ano passam a lâmpada para os alunos do quarto, dias antes deles iniciarem os estágios práticos, representa a ideia de manterem acesa a “chama” da busca constante do conhecimento científico e a responsabilidade do acolhimento e do cuidado com o ser humano.  

 

Para Yanka Santana Frazão, aluna do quarto ano, que organizou o evento, junto de outros colegas - Amanda Lorenzetti, Isadora Nunes, Rodrigo Melo e Leticia Regina - participar da Passagem da Lâmpada foi emocionante: “Antes de iniciarmos nosso contato com os pacientes, nossos colegas do quinto ano nos passaram a luz, dando-nos a esperança de continuar a fazer o bem, por meio do cuidar. É um evento importante e também muito simbólico”, enfatizou Yanka. 

 

Sobre a Enfermagem da FEMA

O curso de Enfermagem da FEMA começou em 2006 e é a primeira graduação da área da saúde oferecida pela instituição. O curso tem aulas presenciais e duração de cinco anos. Além disso, se destaca com ações práticas nas comunidades do munícipio por meio de projetos como a Liga do Trauma e alunos atuando, por meio de estágios, em várias unidades de saúde da cidade. 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top