FISIOTERAPIA

Professoras são reconhecidas pelo COFFITO

Leia mais

DIREITO

Estudantes participam de Congresso da OAB

Leia mais

FISIO NO CANADÁ

Fisioterapeuta compartilha sua experiência

Leia mais

GOU FEMA

Conheça o Grupo de Oração Universitário

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realiza quinta edição do encontro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Alunos e professora realizam palestra no HRA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

Alunos recebem palestra sobre ODS da ONU

Leia mais

DIREITO

Professor participa de Congresso da OAB

Leia mais

FEMA IN TECH

Evento promove inovação e tecnologia

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realizará evento nesta próxima sexta

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

FEMA realiza aula inaugural do projeto

Leia mais

HOMENAGEM

Prof. Mary se despede da coordenação

Leia mais

swassis vencedorProjeto ChatBus ganha primeiro SWAssis

Seis ideias foram desenvolvidas ao longo do fim de semana

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Criação, inovação, empreendedorismo. Esses foram os termos que dominaram o campus da FEMA neste fim de semana durante o primeiro Startup Weekend Assis, um dos eventos mais importantes em todo o mundo que estimula a tecnologia.

O projeto ChatBus foi o grande vencedor. A equipe criou um aplicativo voltado aos usuários de ônibus para analisar o serviço do transporte coletivo. Através do app, o passageiro recebe informações qualitativas sobre pontualidade da linha, horário de embarque, itinerário, condições físicas do ônibus.

Esses dados são levantados pelos próprios usuários. Ao embarcar, eles respondem, via aplicativo, questões que determinam a eficiência ou não do transporte. Para os idealizadores, é justamente esse feedback feito por quem utiliza o ônibus o grande diferencial do app.

O ChatBus foi uma das 20 propostas apresentadas no Startup Weekend Assis. Desse total, os próprios participantes escolheram as seis mais viáveis e que foram desenvolvidas sábado e domingo. Completaram o pódio, ConsuFácil e Scar, segundo e terceiros lugares respectivamente. Também disputaram a final Craftz, que recebeu menção honrosa, Dream Canvas e Economizador.

Maratona

O ponta pé inicial do primeiro SWAssis, na sexta à noite no anfiteatro da FEMA, reuniu diretor e presidente da faculdade, representantes das empresas patrocinadoras, participantes e organizadores.

swassis maratona“Vimos aqui nas pessoas um olhar brilhante. Uma energia pulsante. E é disso que precisamos. O evento é um desafio que reúne ideias que podem trazer grandes benefícios para o país”, disse o presidente da FEMA, Arildo Almeida. “Somos uma instituição de ensino que atua na formação profissional. Não podíamos, portanto, ficar de fora dessa grande iniciativa”, ressaltou Eduardo Vella, diretor da instituição.

No sábado, as equipes começaram a desenvolver as ideias escolhidas pelos participantes. Ao longo do dia, os grupos tiveram apoio de técnicos e mentores: Alessandro Altino, da editora TOKA, Ravi Gama, do Founder Institute, Thiago Matsumoto, do ITESCS, Almir Rogério Camolesi, professor da FEMA, Paulo Diniz, da DinizApps e SoftApps, Giuliana Marega, professora da Univem, Julia Goya, designer, Lucas Colombera, advogado, Darío Palmieri, professor na UNESP, e Lucas Domingues, gerente de conteúdo.

A maratona seguiu no domingo. Pela manhã, os grupos retomaram os trabalhos e tiveram mais orientação dos mentores. À tarde, os projetos foram avaliados pelo júri formado por Ilze Simões, da Credicana, Fábio Rezende, da NovAmérica, Tiziano Filho, da Leveros.

Parceiros

O Startup Weekend também é um evento que traz consigo a essência do trabalho compartilhado. A edição de Assis contou com diversos parceiros e patrocinadores:

swassis juriAlmeida & Nogueira, Conti Cola, DonaDe Café, FEMA, Guido Entretenimentos, Hotel Fênix, Leveros (Multi-Ar), NovAmérica, Rede HD Hotéis, Resort Água das Araras e Supermercados Avenida.

SW no mundo

Fundado nos Estados Unidos, o Startup Weekend nasceu da reunião de 70 empreendedores que tiveram o desafio de criar uma startup em único final de semana. O formato se popularizou e, atualmente, a Techstars, mantenedora e financiadora, realiza o projeto. Mais de 8.000 startups foram criadas nos eventos realizados em cerca de 100 países. 

Famosas empresas surgiram por meio das startups, a maior parte da área da tecnologia, como Facebook, Uber, e Spotify, no mundo, Easy (antes Easy Taxy), ClickBus e iFood, no Brasil.

Mais informações sobre o evento estão na página Startup Weekend Assis, no Facebook.

  

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top