fema univesp aulaAulas de graduação à distância têm início

Ensino no formato EAD terá encontros presenciais na FEMA a cada 15 dias

Escrito por Silvio Moura

Na semana passada, começaram as aulas da UNIVESP, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Assis e a FEMA. O primeiro dia de atividades teve a presença do prefeito José Fernandes.

Na cerimônia de abertura que antecedeu a aula inaugural da turma de Pedagogia, dia 21 de agosto, o prefeito destacou a importância da formação educacional. “Estamos alavancando o quesito ensino na cidade. Vamos investir em educação de qualidade e pleitear sempre o que for o melhor para a população”.

Entre os estudantes de Pedagogia, está o professor de História Ivan Pedro Martins, que mora e trabalha em Marília. “A expectativa é que o curso traga mais bagagem para minha profissão e, assim, poder ampliar as oportunidades na área em que atuo. Vou poder, inclusive, prestar mais concursos públicos que exigem formação em Pedagogia”.

Ivan é um dos duzentos estudantes que se matricularam nos cursos à distância da UNIVESP no polo de Assis. Além de Pedagogia, as graduações em Matemática, Engenharia da Computação e Engenharia de Produção, que também estrearam na semana passada nos dias 22, 23 e 24, respectivamente, integram a lista de cursos disponíveis nesse semestre. Cada um dos cursos tem 50 alunos.

univesp ivanUma das principais características da UNIVESP é que não há cobrança de mensalidade. As aulas estão baseadas no formato EAD (Educação a Distância) e acontecem via Internet. Na plataforma de aprendizagem on-line, os cursos são mediados por tutores virtuais.

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição de Ensino Superior mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC.

Nesse modelo, a UNIVESP estabelece parcerias com dezenas de cidades. A instituição é responsável pelo conteúdo pedagógico e os municípios, por meio de seus polos, oferecem estrutura física para as atividades práticas e provas. Em Assis, o polo é a FEMA.

“Propiciamos que alunos tenham acesso a cursos gratuitos. Eles vieram não só de Assis, mas também Palmital, Marília, Paraguaçu Paulista, etc, e de cidades do norte do Paraná”, destaca Arildo Almeida, presidente da FEMA. “Somos uma faculdade pública municipal. É nosso dever trabalhar junto à comunidade. Iniciativas como essa com a UNIVESP são fundamentais”.

A primeira semana de aulas presenciais aconteceu na Secretaria Municipal de Educação. Em breve, os próximos encontros, programados para serem quinzenalmente, passarão a ocorrer no campus da FEMA.