Simposio BannerArtigo aceito em simpósio de software

Pesquisa é resultado do mestrado do professor Guilherme de Cleva Farto, da FEMA, e orientado pelo professor André Takeshi Endo, da UTFPR

Escrito por Silvio Moura

Artigo do professor mestre Guilherme de Cleva Farto, da FEMA, e do professor doutor André Takeshi Endo, da UTFPR, foi aceito no Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, SBES, o mais importante evento técnico-científico na área de Engenharia de Software no Brasil.

Intitulado “Reuse of Model-Based Tests in Mobile Apps” (Reuso de Teste Baseado em Modelo em Aplicações Móveis), o artigo é resultado do mestrado de Guilherme Farto na UTFPR, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, orientado por André Endo e defendida no ano passado.

O trabalho de pesquisa se concentrou em computação móvel e engenharia de software para aplicações móveis, com ênfase na abordagem de Model-Based Testing, MBT, e apoiada pela técnica de modelagem Event Sequence Graph, ESG.

Dentre os objetivos da dissertação, destaca-se a investigação da aplicabilidade de MBT e ESG no contexto de aplicações móveis por meio da adoção de especificações formais na modelagem, geração, concretização e execução de casos de teste.

O artigo que será apresentado no simpósio descreve estratégias em mobilidade para reduzir o esforço na concretização de casos de testes e possibilitar a execução de testes de outras características em aplicações móveis, por exemplo, nos eventos específicos de dispositivos móveis, interação não previsível de usuários, telefonia, como GSM/SMS, e de hardware e sensores, GPS, câmeras e outros.

Simposio Guilherme AndréOs resultados identificados acerca das estratégias propostas evidenciam ganhos quanto à descoberta de novos defeitos a partir do reuso de modelos elaborados que testam novas características em aplicações móveis, bem como apoia a geração simplificada de casos de testes parcialmente concretizados.

Outros resultados dessa mesma dissertação já foram apresentados anteriormente. Em 2014, em Blumenau, no XII Workshop de Teses e Dissertações em Qualidade de Software, e, no mesmo ano, na XL Latin American Computing Conference, no Uruguai, onde o artigo foi premiado. O estudo teve ainda publicação de artigos em revistas especializadas em Engenharia de Software e em uma edição especial da Electronic Notes in Theoretical Computer Science, em 2015.

A 31ª edição do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software acontece durante o VIII Congresso Brasileiro de Software (CBSOFT), de 18 e 22 de setembro, em Fortaleza, Ceará. A organização é uma parceira da Universidade Federal do Ceará (UFC), Faculdade Sete de Setembro (FA7), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade de Fortaleza (UNIFOR).