Mesa3D1Curso adquire mesa multiplataforma 3D

Tecnologia é pioneira entre as faculdades da região. Apenas 30 instituições em todo Brasil têm o equipamento

Escrito por Silvio Moura

A Medicina da FEMA segue ampliando sua estrutura.  Agora, alunos e professores contam com uma mesa 3D, com tecnologia de ponta. A faculdade é a primeira entre as instituições de ensino da região a adquirir esse equipamento.

Plataforma multidisciplinar, a mesa interativa é uma tela “touch” de 65 polegadas, que reconhece e reproduz arquivos de imagem. O equipamento tem recursos de zoom, ajuste de brilho, contraste e nitidez. É possível realizar, por exemplo, dissecções e autópsias virtuais geradas através de imagens de um corpo real.

“Cada ser humano tem suas variações anatômicas. O ganho que essa tecnologia oferece é que o estudante pode aprender anatomia com casos reais”, diz Cláudio Santana, gestor desenvolvedor de TI da Csanmek, empresa de soluções tecnológicas voltadas ao modelo de ensino chamado de metodologia ativa.

Para o doutor Jairo César do Reis, coordenador do curso de Medicina da FEMA, a nova tecnologia auxiliará ainda mais o formato pedagógico da graduação. “Investir em tecnologia é fundamental para que o aluno absorva melhor as informações. Diversas possiblidades podem ser trabalhadas com essa plataforma”.

Apenas 30 instituições em todo o Brasil possuem a mesa multidisciplinar 3D. A FEMA investiu R$ 280 mil reais para adquirir o equipamento. “A intenção do curso de Medicina, além de um ensino de excelência, é estar em contato com aquilo que é sempre mais relevante em termos de tecnologia para as aulas”, ressalta Jairo César dos Reis.

Mesa3D TreinamentoFEMAA plataforma já está à disposição do corpo docente. Na semana passada, os professores participaram de uma capacitação realizada pela Csanmek no campus da fundação. Os profissionais tiveram mais detalhes sobre o funcionamento da mesa e conheceram seus recursos interativos.

Vestibular 2018

As inscrições para o Vestibular 2018 de Medicina da FEMA seguem abertas. O processo seletivo, mais uma vez organizado pela Fundação Vunesp, oferece 40 vagas.

Os interessados devem fazer as inscrições até 4 de outubro exclusivamente no site www.vunesp.com.br. Após o pagamento da taxa no valor de R$ 320, a participação na prova, que acontece em 3 de novembro, é confirmada.

Essa será a quarta turma de Medicina. Além de equipamentos modernos, o curso, pautado na metodologia ativa, mantém importante acordo com a Prefeitura de Assis e a Secretaria Municipal de Saúde, que coloca o aluno em contato direto com a rede pública de saúde.

Supervisionados por professores e tutores, os estudantes atuam nas unidades da Estratégia de Saúde da Família, ESF. Para 2018, essa parceria será ampliada com a construção de novos consultórios dentro dessas unidades e que serão utilizados pela Medicina da FEMA.