Main Menu

Conheça a Fema

punção cursoCapacitação em Punção Venosa Periférica

Domínio da técnica é essencial para o profissional da área da saúde

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

No mês de abril, a Liga do Trauma da graduação de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis - FEMA promoveu mais uma vez o curso de Punção Venosa Periférica.

Os inscritos aprenderam as técnicas necessárias para “puncionar” corretamente, procedimento considerado básico para quem atua na saúde. A punção é essencial, por exemplo, para aplicação de medicamentos, hidratação do paciente, coleta de material, dentre outras finalidades.

“É uma técnica que exige rigor”, diz Rosângela Gonçalves da Silva, coordenadora da Enfermagem. Duas turmas participaram dessa edição, uma no dia 8 e a outra em 29 de abril. “Escolhemos esse tema porque muitos alunos chegam ao primeiro ano com medo desse procedimento”.

A capacitação foi dividida em dois módulos. A aula teórica, além de mostrar a maneira correta de como fazer uma punção, ressaltou a importância da higienização, assepsia e esterilização dos materiais. Na segunda parte, os alunos fizeram a punção na prática. Ao final, os participantes receberam certificado.

O curso é uma realização da Liga do Trauma e Emergência FEMA Ethos. Criado em outubro de 2015 em parceria com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o grupo, formado por estudantes e professores da Enfermagem e alunos de Medicina, desenvolve treinamentos e ministra palestras em diversas cidades.

Em dois anos de atuação, os “ligantes”, assim chamados, já realizaram atividades em municípios como Florínea, Ibirarema, Ourinhos, Palmital, Tarumã, além de Assis. Ao longo do ano, a Liga do Trauma montará novos cursos e deverá ter novas edições da capacitação Punção Venosa Periférica.

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA