Main Menu

Conheça a Fema

Circuito de Palestras BannerCircuito de Palestras em TI no anfiteatro

Profissionais da IBM e TOTVS falam sobre Tecnologia da Informação

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Na terça-feira, 2 de maio, a Coordenadoria de Informática da FEMA promoveu o Circuito de Palestras em TI. Alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação lotaram o anfiteatro.

Danilo Alves, coordenador de projetos na TOTVS – Unidade de Assis, foi o primeiro convidado da noite. O profissional abordou o tema “Fundamentos do Gerenciamento de Projetos”. Na sequencia, Juliano Martins, IT Specialist na IBM Brasil, falou sobre “Home Office e Carreira Internacional: Perfil e Oportunidades”.

Segundo o Gartner, líder mundial em pesquisa e consultoria em Tecnologia da Informação, as ofertas de trabalho em TI estão entre as mais promissoras. Em 2017, a expectativa de crescimento para esse mercado é de 1,6%. O que também faz aumentar essa demanda é a escassez de funcionários qualificados no Brasil e no mundo.

Circuito de Palestras DaniloAlvesCircuito de Palestras JulianoMartinsUma boa formação, dessa maneira, é fundamental para atuar com Tecnologia da Informação. O palestrante Juliano Martins, aliás, é egresso da própria FEMA. Formado nos anos 90, ele lembra o quanto a graduação o projetou profissionalmente. “O professor Alex Poletto foi essencial naquela época. Ele me mostrou que a área que eu já gostava tinha bastante futuro”.

Atualmente, Martins está em sua segunda passagem pela IBM, onde atua como arquiteto do software Big Data e na infraestrutura que isso gerencia. O trabalho home-office consiste no gerenciamento de oportunidades de negócios da empresa fazendo um cruzamento com os profissionais cadastrados em todo o mundo, bem como no desenvolvimento de projetos.

Para Alex Poletto, coordenador dos cursos de Informática da FEMA, o Circuito de Palestras é uma forma de mostrar ao aluno o quanto o mercado de trabalho em TI é amplo. “A cada dia surgem novas tecnologias e, com isso, as oportunidades se multiplicam. É importante acompanhar essas novidades e trazê-las para o nosso estudante”.

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA