SemaCom17 alemãoSemaCom discutiu a "Comunicação Agora"

Profissionais da área compartilharam suas experiências durante a Semana da Comunicação

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

A Semana da Comunicação 2017, SemaCom, terminou na quinta-feira, dia 20, no anfiteatro da FEMA. Com o tema “Comunicação Agora”, a semana acadêmica do curso de Publicidade de Propaganda trouxe uma ampla programação.

Coube ao artista plástico Anderson Ferreira Lemes, o Alemão, a palestra de encerramento. Durante cerca de uma hora, o profissional falou sobre sua carreira, os desafios para se fazer arte no interior e seus trabalhos como grafiteiro.

“O grafite é uma arte democrática. A arte de rua é algo para toda população. Tem pessoas que nunca tiveram acesso a um museu, mas podem ter acesso ao grafite”, disse o artista plástico nascido em Assis.

No bate-papo, Alemão mostrou uma série de suas obras expostas em dezenas de países e também os trabalhos produzidos na cidade. Um dos grafites mais recentes, a “Mutação dos Pássaros”, foi feito especialmente para a SemaCom.

“É uma relação de dois pássaros que se unem. Se você se posicionar ao centro, o desenho vira duas asas, se você se distanciar ele vira dois pássaros. Quis transmitir essa noção de asas, do voo, justamente na parede do bloco onde se concentra o setor de comunicação da FEMA”.

SemaCom17 Bruno Rafael AlemaoMais palestras e workshops

Bruno Santos, coordenador de Trade Marketing da Chilli Beans, abriu a semana acadêmica na segunda, 17, falando sobre “Como Criar uma Experiência Marcante/Picante no PDV”.

“Trade Marketing nada mais é do que você escorrer a comunicação de marketing para o ponto de venda, o PDV. Você fazer que o consumidor final entenda no PDV a comunicação que você quer passar sobre determinado produto ou serviço”, explica o publicitário.

Na terça, dia 18, aconteceu um workshop com profissionais de marketing da TV TEM, afiliada da Rede Globo. Eric Ursini e Marcus Bueno abordaram a sinergia entre TV e Internet e de que forma explorar a integração dessas mídias. E, no penúltimo dia, o designer gráfico Rafael Rodrigues apresentou a palestra “Okondwa: Música e Comunicação no país mais pobre do mundo”.

Além das palestras, a SemaCom também elaborou minicursos. Neste ano, foram apresentados “Curadoria de Conteúdo na Estratégia de Marketing Digital”, com a social mídia na agência Nova MCP Jussara Nascimento, “CGI e VFX na Publicidade Atual”, de Alex Barbosa, desenvolvedor de efeitos 3D, e “Direção, Produção e Processo Criativo em TV e Novas Mídias”, com o ator, produtor e diretor Fábio Alexandrelli.

Premiação

Uma das características da Semana de Comunicação é a participação dos alunos do curso de Publicidade e Propaganda. As turmas, divididas em agências (grupos), produzem trabalhos, que são avaliados por um júri. O tema é único para todos, e o escolhido para essa edição foi “Tolerância”.

Cada ano desenvolveu uma peça específica. O 1º ano realizou o desfile de camisetas, vencido pela Dunitte. A agência Dona Onça ganhou a disputa na exposição de cartazes do 2º ano. O 3º ano trouxe o marketing de guerrilha, e quem levou a melhor foi a Way. Já a mostra de vídeo do 4º ano ficou com a agência Faces.

SemaCom17 TVTem

FEMAFM Logotipo