jesualdo madri homeProfessor conclui Pós-doutorado em Direito

Tese do advogado Jesualdo Almeida Junior trata de Bioética e Biodireito

Escrito por Silvio Moura

O advogado Jesualdo Almeida Junior, professor do curso de Direito da FEMA, concluiu seu Pós-doutorado na Universidade de Coimbra, em Portugal. Com o resultado, ele se torna um dos únicos profissionais de Assis e região a conquistar esse título na área do Direito.

Desenvolvida ao longo de 2016, a pesquisa tratou os limites éticos e jurídicos relacionados à manipulação genética. “O tema envolve Direito, Medicina e Ciências, que chamamos de Bioética e Biodireito. Até onde a ciência pode ir na manipulação genética, eugenia, sexagem, e se isso deve ou não ser política de Estado”.

Esse trabalho é uma ramificação do doutorado. “Falei, no doutorado, sobre questões que envolvem esterilidade, fertilidade, de como evitar doenças. E, se doenças são, o Estado é obrigado a prestar a devida compensação”, explica Jesualdo Almeida Junior. No Pós-doutorado, a pesquisa amplia essa discussão.

“O projeto de vida de cada um, as necessidades de cada um, nem sempre encontram amparo governamental em relação ao custo x benefício. E, a partir disso, apresento uma reflexão em torno dos limites orçamentários do Estado voltados à área da saúde”.

Faculdade CoimbaA tese foi realizada na faculdade de Direito de Coimbra, em Portugal. Berço de grandes pensadores, a universidade completou 727 anos em 1º de março. Salas antigas preservadas, algumas sem energia elétrica, e espaços modernos se misturam no local. Estudantes usam capas escuras, uma espécie de batina. O cenário, inclusive, inspirou a escritora J.J. Rowling na criação de Hogwarts, a escola de magia dos filmes “Harry Potter”.

“Fiquei maravilhado com a faculdade quando participei de um curso como ouvinte”, lembra o docente. “Conheci gente de diversas partes do mundo. Alemães, holandeses, franceses. Tive aulas com deputados do parlamento europeu durante o Pós-doutorado”.

Jesualdo Almeida Junior acumula uma extensa vida acadêmica com três Pós-graduações, o Doutorado e o Mestrado. “A academia é apaixonante. Saio das aulas com a sensação de que nada sei. É um banho de cultura de um modo geral. Isso é enriquecedor para a formação pessoal”.

Além de integrar o corpo docente da Fundação Educacional do Munícipio de Assis, o advogado leciona na Toledo Prudente Centro Universitário e compõe o conselho editorial da Juruá, editora onde estão publicados seus livros.

femafmLogo

Ouça entrevista com Jesualdo Almeida Junior