conic semespAlunos de Ciência da Computação no Conic

Artigos serão apresentados em Guarulhos (SP) no fim de semana

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

Neste fim de semana, alunos do quarto ano do curso de Ciência da Computação da Fundação Educacional do Munícipio de Assis – Fema participam da 16ª edição do CONIC-Semesp, em Guarulhos, SP.

Dois artigos serão apresentados no formato de painel, desenvolvidos a partir das monografias entregues neste ano. “Os temas dos trabalhos abordam e investigam tópicos emergentes da computação como Internet das Coisas, Smart Agriculture, bem como em grandes volumes de dados com a adoção de QR-Code colorido”, explica o professor mestre Guilherme de Cleva Farto, orientador de ambos os trabalhos.

O primeiro deles, submetido em conjunto, está inscrito na categoria Preservação Ambiental e investiga o uso de tecnologias baseadas em Internet das Coisas (em inglês, "Internet of Things" - IoT) em "fazendas inteligentes" (apoiadas pelos conceitos de Smart Agriculture com sensores e atuadores).

“O tema ‘Arquitetura apoiada por Internet das Coisas e Smart Agriculture’ surgiu a partir da crise hídrica e das dificuldades de se ter e de se fazer uma boa irrigação”, diz o aluno Matheus Caetano Machado. O artigo também apresenta os relatos e pesquisas conduzidas pelo aluno Lucas Alessandro Furlaneto Silvério, que também investigou o contexto de Internet das Coisas aplicado na agroindústria.

O curso de Ciência da Computação da Fema conta ainda com mais um artigo. A pesquisa “Adoção de QR-Code colorido como proposta para representação visual e interação em grandes volumes de dados”, além de investigar o uso de QR-Code, também propõe e implementa uma estratégia customizada para QR-Code colorido.

“O trabalho apresentado propõe a utilização de uma nova abordagem para o aumento da capacidade de armazenamento de códigos QR Code. A API desenvolvida permite a criação de QR Codes com maior capacidade de armazenamento e que, sobrepostos, dão origem a um único QR Code colorido”, comenta o estudante Gabriel Yoshiharu Rodrigues Ussuy.

Realizado pelo Semesp, o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, desde 2001, o Congresso Nacional de Iniciação Científica, CONIC, tem como objetivo identi­ficar talentos, estimular a produção de conteúdo científico, além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos.

O CONIC-Semesp apoia o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos do Ensino Superior, incentiva a pesquisa, a arte e a cultura e busca facilitar o contato com o que há de mais novo no mercado, ao mesmo tempo em que promove visibilidade e valor aos trabalhos apresentados.

A 16ª edição do CONIC-Semesp acontece nesta sexta-feira, 25, e sábado, 26, na faculdade ENIAC, em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo. Os artigos mais bem avaliados em cada uma das categorias receberão premiações em dinheiro.

Neste ano, a Fema conta com oito apresentações. Além das duas do curso de Ciência da Computação, seis artigos de estudantes da Enfermagem também foram aceitos.