unaerpAluno da Fema em congresso na Unaerp

Artigo tratou sobre desenvolvimento de aplicações adaptativas

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

No início de novembro, o estudante Carlos Roberto Rossini Júnior, do segundo ano do curso de Ciência da Computação da Fema, participou do 17º Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa, o Conic, promovido pela Unaerp, Universidade de Ribeirão Preto.

O artigo “O uso de conceitos de injeção de código no desenvolvimento de aplicações adaptativas”, aceito na categoria Apresentação Oral, foi orientado pelo professor Almir Rogério Camolesi e desenvolvido com recursos do PIBITI, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

“O objetivo do trabalho foi estudar o conceito de desenvolvimento de aplicações complexas com foco no uso de injeção de código para implementação dos conceitos de tecnologia adaptativa com foco na resolução de tais problemas”, explica Carlos Roberto.

Para ilustrar o tema, com ajuda do orientador, o aluno desenvolveu um jogo com base nas regras de um jogo de dominó adaptativo, também mostrado durante a apresentação que aconteceu no dia 9 de novembro, em Ribeirão Preto.

“Considero positivo o trabalho. Além de obter mais conhecimentos da forma de como se realiza um artigo científico, adquiri experiência também em apresentações orais. É o início para o caminho de um mestrado”, avalia o estudante.

O 17º Conic Unaerp é um dos maiores eventos do gênero realizado no interior do estado de São Paulo. Nele, são apresentados resultados de pesquisas e desenvolvimento de projetos de investigação científica e inovação tecnológica, visando maior integração e identificação científica entre a Unaerp e outras instituições de ensino e pesquisa do país, como a Fema.

Os artigos mais bem avaliados nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Biológicas e de Saúde e Ciências Humanas e Sociais receberam o prêmio "Professora Doutora Elmara Lúcia O. Bonini", na categoria  Apresentação de Painel, e o “Chanceler Electro Bonini”, para melhor Apresentação Oral.