TV Fema promove oficinas para estagiários

Treinamentos colocam alunos em contato com profissionais

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

Entre janeiro e fevereiro, a TV Fema vem oferecendo cursos de férias para os estagiários. As oficinas estão sendo apresentadas por profissionais reconhecidos no mercado de trabalho.

Neste mês, os alunos que atuam na TV participaram dos cursos de Telejornalismo, Expressão Corporal, Improvisação e Interpretação e Cinegrafista - Enquadramento.

Segundo Alex Caligaris, diretor de programação, as oficinas são de extrema utilidade porque colocam estudantes e profissionais frente a frente. “Os estagiários veem na prática como é o dia-a-dia do mercado de trabalho. Nossa missão é formar profissionais.”

A jornalista Patrícia Dias abriu a sequencia de palestras na semana passada, dia 19. Patrícia, que passou por importantes veículos de comunicação dentre eles a TV Record, deu dicas de como fazer entrevistas, desde o posicionamento do câmera e do repórter diante do entrevistado, até o jeito correto de segurar o microfone.

Formada em Jornalismo pela Fema, Patrícia ressaltou a importância do Laboratório de Comunicação (Labcom) na sua formação profissional. “A TV e a rádio Fema serviram muito na minha experiência. Você sai daqui sabendo o que tem de fazer. Se hoje estou inserida nesse mercado, é porque eu passei aqui pela instituição.”

O segundo treinamento aconteceu na terça, dia 26, com o professor Hedpo Azevedo. Ele ministrou o curso de Iniciação à Expressão Corporal, Improvisação e Interpretação. Durante a oficina, os estagiários também foram convidados a fazer exercícios práticos.

O cinegrafista Fábio Costela Oliveira, da Gravando Filmes, falou sobre Enquadramento da Imagem, na quinta, 28. Apaixonado por cinema, ele explicou as diferenças entre plano geral, primeiro plano, primeiríssimo plano, e outras variações.

Costela passou por diversas produtoras e também pela TV Wizard, em Campinas, até criar a própria empresa, a Gravando Filmes. O profissional concluiu Publicidade e Propaganda na Fema em 2014, “A troca de experiências com os colegas alunos da faculdade, todos cheio de ideias, criativos, me ajudou a desenvolver muitos trabalhos em grupo.”

Na semana que vem, os estagiários retomam os trabalhos na TV e já podem acompanhar mais três oficinas programadas até o início do Carnaval: Roteiro, Cinegrafista II e Maquiagem.