Enfermagem promove curso de Punção Venosa

Número de inscritos foi o dobro do esperado pela organização

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

O curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Munícipio de Assis por meio da Liga do Trauma ministrou aula de Punção Venosa Periférica na tarde de sábado, dia 20.

Os inscritos aprenderam as técnicas necessárias para esse tipo de procedimento, considerado básico para o profissional da área da saúde. A punção é essencial, por exemplo, para aplicação de medicamentos, hidratação do paciente, coleta de material, dentre outras finalidades.

A coordenadora da Enfermagem da Fema, Rosângela Gonçalves da Silva, explica a elaboração do projeto. “Escolhemos esse tema porque muitos alunos chegam ao primeiro ano com medo desse procedimento”. A técnica, quando feita de forma errada, apresenta sérios riscos, alerta a professora. “É uma técnica que exige rigor. Se tivermos uma infecção generalizada, o paciente pode até morrer.”

O curso de capacitação foi dividido em duas fases. A aula teórica, além de mostrar a maneira correta de como fazer uma punção, ressaltou a importância da higienização, assepsia e esterilização dos materiais. Na segunda parte, o público passou por uma situação prática. Em duplas, e com assessoria dos professores, cada um aplicou o procedimento no braço do colega.

Mais de 80 pessoas compareceram à aula. A quantidade de inscritos e o perfil dos interessados surpreendeu Rosângela Gonçalves da Silva. “Esperávamos 40 inscritos. Tivemos alunos do primeiro ano da Enfermagem e da Medicina e também funcionários do SAMU, AME, Santa Casa e até estudantes da Unip”.

Os participantes receberam certificado oferecido pela organização do evento. O curso de Punção Venosa Periférica foi o primeiro criado e ministrado pela Liga do Trauma. O grupo, formado há apenas quatro meses, é integrado por quatro professores e 12 alunos da Enfermagem e atua junto ao SAMU. Ao longo do ano, a liga montará novos cursos, e terá novas edições da aula de punção venosa.

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA