Flisol 2016 está com as inscrições abertas

Festival do software livre será realizado em 16 de abril

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

A Fundação Educacional do Município de Assis – Fema recebe a 11ª edição do Festival latino-americano de Instalação de Software Livre, o Flisol. Em 2016, o evento vai ocorrer no sábado, dia 16 de abril.

O objetivo é divulgar e aproximar a comunidade para o entendimento do que é o software livre. “Trata-se de usar, estudar, distribuir e melhorar o software livre. É muito mais do que simplesmente não pagar pela utilização de um software. É manter o espírito livre e distribuir”, explica o professor mestre Douglas Sanches da Cunha, responsável pela coordenação do evento na Fema.

Alunos da Ciência da Computação e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas participam ativamente do festival e têm como benefício o acúmulo de horas de estágio. Com a supervisão da Coordenação de Informática, eles elaboram e ministram oficinas. “Nossos estudantes têm o know-how para fazer esse trabalho e replicar para a sociedade o real significado do software livre”, comenta o professor Douglas Cunha.

Além das oficinas, a organização convidou o ex-aluno Juliano Martins para uma palestra no anfiteatro da faculdade. Atualmente na IBM, Martins desenvolve trabalhos justamente voltados à temática do Flisol. Na Fema, haverá ainda outras atividades com plantão de instalação e configuração de software e distribuição do GNU/Linux, independente do sistema operacional.

O Festival latino-americano de Instalação de Software Livre é aberto para toda a sociedade. Os interessados devem fazer a inscrição gratuitamente através do fema.edu.br/ci no link Flisol. O prazo para confirmar a participação termina nesta sexta-feira, dia 18 de março.

Esse ano, o Brasil não realizará o Flisol simultaneamente com o restante da América Latina, que tradicionalmente reserva o último sábado de abril. Devido aos feriados de Tiradentes e Descobrimento do Brasil, o evento será no dia 16 de abril. Em Assis e região, a Fema sediará o festival das 9h às 17h. A fundação está localizada na avenida Getúlio Vargas, 1200.

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA