jornada homeErgonomia encerra Jornada 2016

Durante três dias, evento trouxe minicursos para alunos e profissionais da área

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

A quinta edição da Jornada de Enfermagem da Fema terminou na quarta-feira, dia 9 de novembro. Em três dias, diversas atividades discutiram o tema “Enfermagem em Ação”.

Na noite de encerramento, alunos da graduação e profissionais assistiram à palestra “Ergonomia e suas potencialidades no campo de atuação do enfermeiro”, com a fisioterapeuta Heloísa Tófoli.

“A ergonomia é um estudo antigo que aborda a adequação do ambiente de trabalho”, explica a profissional. “O enfermeiro tem uma atividade desgastante. Se o ambiente de trabalho estiver mal preparado ou ele não souber a postura correta para executar suas atividades isso tudo traz desconfortos, dores na coluna, no joelho”.

Essa adaptação, lembra a especialista, deve ser cada vez mais utilizada pelas empresas, independente de sua área de atuação. “No dia-a-dia é importante cuidar do ambiente do trabalho. A questão da ergonomia colabora para a redução de gastos nas empresas, a diminuição no número de atestados médicos, e os funcionários atuam com mais ânimo”.

jornada cursoAlém da palestra, na segunda e terça-feira a Jornada de Enfermagem ofereceu minicursos. “Atividades teórico-práticas envolvem alunos e profissionais da área, atualizando mudanças preconizadas pelo Coren, o Conselho Regional de Enfermagem”, diz a professora Rosângela Gonçalves da Silva, coordenadora da graduação.

No primeiro dia, os participantes acompanharam o minicurso “Eletrocardiograma, realização e interpretação do exame”, com a enfermeira especialista Caroline Mendes e Silva, que apresentou aspectos técnicos do procedimento e também de que forma analisar o resultado do exame a tempo de reverter situações em que o estado de saúde do paciente é grave.

Também na segunda-feira, a enfermeira Beatriz Wolf falou da “Atuação do enfermeiro na avaliação e execução da punção venosa e arterial”. Além da teoria, os participantes puderam fazer na prática a punção venosa, que é a coleta do sangue.

No penúltimo dia do evento, Thais Erika Medeiros trouxe o minicurso “Atuação do enfermeiro na instalação de máscara laríngea”, procedimento utilizado quando o paciente tem dificuldade para respirar. Já a especialista Caroline Almeida apresentou “Avaliação e execução dos diferentes tipos de sondagem vesical”, dispositivo inserido na bexiga do paciente em procedimento técnico que, mal feito, pode causar infecção.

A 5ª Jornada de Enfermagem encerra as atividades da graduação que completou uma década de existência. A história do curso começou em fevereiro de 2006 com a instalação das duas primeiras turmas. Em pouco tempo, a Enfermagem da Fema se voltaria para a comunidade se tornando referência em Assis e região. 

 

jornada curso1

 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA