Enf Marajoara2Enfermagem trabalha prevenção em loja

Clientes da Marajoara Calçados puderam aferir pressão arterial e medir taxa de glicose no sangue

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

Na tarde de terça-feira, dia 25, a Marajoara Calçados organizou atividade realizada em parceria com o curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis voltada à prevenção de doenças cardiovasculares.

Os clientes da loja foram convidados a aferir a pressão arterial e a medir a taxa de açúcar no sague, em testes realizados pelos alunos da Fema da disciplina de Estágio Supervisionado. “Hipertensão e diabetes são as doenças cardiovasculares que mais matam no mundo”, explica o professor Daniel Augusto da Silva, que acompanhou o trabalho dos estudantes.

Dezenas de clientes de diversas faixas etárias fizeram os testes. “A ação é fundamental para detecção precoce desse tipo de patologia. Com o diagnóstico, sugerimos aos clientes da loja ações de melhoria, por isso a importância do diagnóstico precoce”, conta Narayane Alves dos Santos, aluna da Enfermagem.

Dentre as orientações básicas para prevenção de doenças cardiovasculares, a prática de exercícios físicos aliada à alimentação saudável que controle o consumo do sal, no caso dos hipertensos, e do açúcar, para os diabéticos, estão entre as mais recomendadas.

Enf Marajoara1A iniciativa desse trabalho conjunto entre Marajoara Calçados e Fema partiu da própria loja. “É importante estimular não somente a presença de mais clientes, mas, sobretudo, proporcionar eventos de conscientização para as pessoas”, diz a gerente Kátia Ribeiro da Costa. “Nessa parceria com a Fema, ajudamos nossos clientes e funcionários a cuidarem da saúde”.

Há 10 anos, a graduação em Enfermagem da Fema trabalha na formação de profissionais que, além das aulas teóricas, contam com diversas atividades práticas junto à comunidade em ações como a Clínica da Enfermagem e a Liga do Trauma, além das disciplinas de Estágio Supervisionado.

A Enfermagem da Fema e a loja Marajoara pretendem intensificar as ações nos próximos meses. “Prevenção e diagnóstico precoce é para sempre. É assim que descobrimos doenças e prevenimos seu agravamento”, ressalta o professor Daniel Augusto da Silva.