Fórum Científico Fema SiteFórum apresenta mais de 100 pesquisas

Evento integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

Na semana passada, a Fundação Educacional do Município de Assis realizou a nona edição do Fórum Científico. É uma oportunidades para os pesquisadores exporem à comunidade seus trabalhos.

Ao todo, 111 pesquisas foram apresentadas em três dias de evento, entre PIC, o Programa de Iniciação Científica da Fema, PIBIC e PIBITI, com bolsas do CNPQ, e os Trabalhos de Conclusão de Curso em fase de finalização. As pesquisas contemplam as áreas de Ciências Gerenciais, Direito, Saúde, Informática, Comunicação Social, Química e Matemática.

“A apresentação dos trabalhos é de extrema relevância tanto para o pesquisador, quanto para a sociedade”, diz o diretor da Fema, Eduardo Vella. “Uma instituição de ensino se faz a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão”.

O Fórum Científico da Fema existe desde 2008 e integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, SNCT, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, MCTIC. Neste ano, o tema da semana foi "Ciência Alimentando o Brasil".

Fórum Científico Fema Site1Para o professor Alex Poletto, representante da iniciação científica da Fema junto ao CNPQ, o envolvimento em pesquisa traz novas possibilidades ao estudante. “O aluno pode continuar na área acadêmica através do Mestrado. Por outro lado, as empresas cada vez mais também valorizam as pesquisas. Um exemplo é a área de tecnologia”.

A Fema estimula a participação de seus alunos e professores em estudos científicos. O PIC, em 2016, completou 15 anos de existência, e as bolsas do CNPQ, o PIBIC e o PIBITI, são oferecidas desde 2011.

Para ampliar a participação, a novidade para o próximo ano será a realização de projetos em dupla. “Levamos essa ideia à direção e oferecemos possibilidade de pesquisa em grupo, mantendo também as individuais”, diz Alex Poletto.