Main Menu

Conheça a Fema

semana informatica homeSemana acontece até sexta-feira, 30

O tema central deste ano é Carreira e Oportunidades em TI

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

A Semana de Informática da Fundação Educacional do Município de Assis acontece entre os dias 26 de 30 de setembro. O tema da 27ª edição é “Carreira e Oportunidades em Tecnologia da Informação, TI”.

A mais longeva das semanas da Fema vai reunir profissionais para debater as oportunidades e a carreira na área de TI, ampliando o foco de discussões da comunidade acadêmica, no sentido de preparar futuros profissionais para o mercado de trabalho. Para isso, a comissão organizou várias atividades, entre palestras, minicursos e festival de inovação, mesa redonda e prêmio ADA de programação, sempre às 19h30.

Palestras

No primeiro dia, os participantes acompanham a palestra de abertura “Como Construir uma Carreira de Sucesso”, com o coach Douglas Gouveia, autor do livro “Corrida da Vida”. Graduado em Tecnologia em Processamentos de Dados na Fema em 2002, o convidado é consultor especialista em ERP e participou de projetos em empresas como TV Globo, SBT, Dell, Editora Abril, Pepsico do Brasil, e outras importantes instituições.

A segunda palestra da semana será na quinta-feira, dia 29, também no anfiteatro. “Java, Ecosistema, Inovação e Oportunidades”, com Fábio Velloso, consultor na Summa Technologies e professor na UFScar. Trabalhando com Java há 20 anos, Velloso é fundador e diretor do grupo SouJava, tendo atuado em conferências no Brasil, como a Campus Party.

Minicursos

Outra atividade preparada pelos organizadores são os minicursos, dias 27, 28/09 e 01/10. Serão vários minicursos por dia apresentados nas salas do Laboratório de Informática, no bloco 7 da fundação. A intenção é transmitir conhecimento e aprimorar recursos tecnológicos dos participantes por meio de ferramentas diversas e de linguagens de desenvolvimento de software.

Festival de Inovação e Prêmio ADA

O Festival de Inovação (Startup), no dia 27, no anfiteatro, é realizado pelos alunos do 4º ano de Ciência da Computação. O festival incentiva e promove o espírito empreendedor dos alunos dos cursos de Informática da Fema por meio do desenvolvimento de ideias inovadoras sobre produtos e serviços associados à área de Informática.

No dia seguinte, 28, é a vez do Prêmio Ada Byron King de Programação. O prêmio visa a participação de estudantes de Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas como forma de aprimoramento em algoritmos e desenvolvimento de software a partir do uso da criatividade, bem como da habilidade de resolver problemas. A competição será no Laboratório de Informática.

Mesa Redonda com ex-alunos de Sucesso

A semana termina com a Mesa Redonda, dia 30, no Victória Hall. Ex-alunos convidados dividirão suas experiências pós Fema e farão um panorama sobre o mercado atual da Tecnologia da Informação. Na sequência, haverá uma confraternização marcando o encerramento da semana de eventos.

Inscrições Gratuitas

As inscrições para as palestras, minicursos e mesa-redonda acontecem de 10 a 26 de setembro no site da Coordenadoria de Informática. O Festival de Inovação e o Prêmio ADA de Programação têm prazo de inscrições diferentes. As informações e as regras para esses dois eventos também estão disponíveis no portal da Coordenadoria de Informática.

Para mais informações da 27ª Semana de Informática acesse www.fema.edu.br/ci clicando no item de menu Semana Informática.

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Back to top