Main Menu

Conheça a Fema

fema rondonFemaRondon 2016 está com inscrições abertas

Projeto que integra alunos e comunidades completa cinco anos

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

As inscrições para a quinta edição do FemaRondon foram abertas. Ao todo, 25 alunos serão escolhidos para atuar no projeto de extensão que visa estimular em seus participantes o empreendedorismo e o voluntariado.

A ação passou a integrar o calendário de atividades da Fema por iniciativa de estudantes e professores. “Em 2010, participamos do Projeto Rondon, do Ministério da Defesa. Realizando operações em comunidades de Goiás, Tocantins, Pernambuco, dentre outros, notamos que nesses locais haviam problemas parecidos com os da nossa região. Isso nos motivou a criar algo semelhante”, explica o coordenador do projeto, o professor Osmar Aparecido Machado.

Na prática, os alunos têm a missão de levar para os municípios conhecimentos adquiridos em sala de aula. Contudo, o FemaRondon, lembra Machado, não tem caráter assistencialista. “O objetivo é formar multiplicadores pelas comunidades por onde passamos. É preparar a população para que as atividades sejam mantidas mesmo após o encerramento do projeto”.

Em cinco anos, o FemaRondon fez operações em cidades que integram o Civap, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema, que, assim como o Tiro de Guerra de Assis, é parceiro do evento. A cada operação, oficinas são criadas de acordo com as necessidades da área trabalhada, em setores da Educação, Saúde e Turismo, por exemplo.

Em 2014, no distrito de Porto Almeida, em Cândido Mota, uma feira foi montada para explorar recursos da região, como a cultura de peixes. No ano seguinte, em Ibirarema, ações voltadas para estimular o turismo local foram desenvolvidas em parceria com a prefeitura do município.

Ainda que os alunos selecionados para o FemaRondon acumulem horas de atividades no curso de extensão, os ganhos dos participantes, segundo o coordenador Osmar Machado, são imensuráveis. “Estudantes viajam até as comunidades, acampam nos locais. Eles vivem experiências fora do ambiente interno da faculdade. Nossa intenção é formar pessoas melhores, cidadãos melhores”.

Os interessados em atuar no FemaRondon têm até o dia 5 de abril para confirmar a participação no processo seletivo, dividido em três partes. Alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação, a partir do segundo ano, podem se inscrever. Ao final do projeto, que acontece entre maio e novembro, os estudantes receberão certificados. Inscrições e mais informações estão no site fema.edu.br/femarondon.

    

LEIA MAIS NOTÍCIAS

 

Back to top