Main Menu

Conheça a Fema

cedet enfermagemFema atua na Educação Especial

CEDET trabalha para estimular habilidades de crianças e jovens da rede de ensino de Assis

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

A Fundação Educacional do Município de Assis – Fema, mantendo seu compromisso junto à sociedade, participa frequentemente de atividades que estimulam a melhoria da qualidade de vida da população por meio de ações que promovem o bem-estar, a cultura e a educação. Por isso, mais uma vez, a instituição é uma das parceiras do CEDET, o Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento.

Mantido pela Secretaria Municipal de Educação, o CEDET Assis foi criado em 2010 para ser um espaço de educação especial, integrado ao sistema escolar, voltado para crianças e jovens dotados e talentosos. O objetivo central é desenvolver a capacidade dos alunos das escolas do munícipio que demonstram habilidades.

“Como achamos essas crianças? Olhamos três domínios de capacidade: inteligência geral, alta capacidade e criatividade”, explica Rosimeire dos Santos, diretora técnica da ASPAT, a Associação de Pais e Amigos para o Apoio ao Trabalho, que atua para dar suporte técnico, material e civil ao CEDET.

As escolas municipais e estaduais auxiliam na identificação dos sinais dos domínios de capacidade dos estudantes. Quando a criança tem ao menos duas identificações de professores diferentes, ela é convidada para a segunda etapa, chamada de Observação Assistida, realizada por especialistas. A fase de identificação começa a partir do segundo ano do Ensino Fundamental e demora de dois a três anos.

cedet enfermagem2Na sequência, o CEDET reúne os pais das crianças selecionadas e explica o objetivo do atendimento especializado. “Pela legislação, esse atendimento especializado não é obrigatório, ou seja, cabe à família decidir se quer matricular a criança no nosso centro”, conta dos Santos.

 

Metodologia e Voluntariado

O CEDET segue a metodologia “Caminhos para Desenvolver Potencial e Talento”, da educadora Zenita Guenther, cuja proposta é construir um ambiente de complementação e suplementação educacional de apoio ao aluno dotado e talentoso com auxílio da própria comunidade.

Com a identificação do domínio de capacidade e a autorização dos pais, os professores ou facilitadores buscam as atividades que vão ajudar os alunos a desenvolverem as habilidades.

“Primeiro, as crianças elaboram um plano individual de trabalho. ‘Quero saber mais sobre Astronomia, Natureza, Química, etc’. Com essas informações, a ASPAT sai em busca de quem tem conhecimento em profundidade para compartilhar com os estudantes. Daí a importância dos parceiros e dos voluntários”, destaca a professora coordenadora Vanda Eda.

A Fema, desde 2012, é uma das grandes apoiadoras do CEDET. “A instituição é referência na nossa região. Além de oferecer um ensino de qualidade, a Fema também faz extensão. Extensão no sentido de acolher nossas crianças e se ocupar do desenvolvimento da cidade”, diz Rosimeire dos Santos.

Atualmente, duas áreas da fundação atendem o centro: Química Industrial, coordenada pela professora doutora Mary Leiva de Faria, e Enfermagem, da professora mestre Rosângela Gonçalves da Silva. “Ainda na Fema, os alunos têm Astronomia, com lançamento de foguetes, com o professor Fernando Rodrigues, e também participam do curso de Química Experimental”, lembra Luciane Gambali, professora do CEDET.

cedet foguetecedet foguete1A unidade de Assis é a pioneira no estado de São Paulo. Ao todo, existem cinco centros em funcionamento no país. Em seis anos de atuação na cidade, 285 crianças foram identificadas e atendidas e outras 278 estão sendo observadas.

“São alunos do Ensino Fundamental que acompanham conteúdo de quem está no nível do Ensino Superior. Conteúdo que elas têm competência para estudar, conhecer, compreender”, segundo Gambali. As crianças atendidas são acompanhadas pelo CEDET até ingressarem na faculdade.

Para saber mais sobre o Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento, fazer doações ou se tornar um voluntário, os interessados podem ligar no 3321-4162 ou comparecer à sede, na rua Senhor do Bonfim, 2100, na Vila Ribeiro. 

 

femafmLogo

Ouça entrevista com os coordenadores do CEDET

LEIA MAIS NOTÍCIAS

 

Back to top