Main Menu

Conheça a Fema

aadvar1Informática adaptada na Fema

Computadores auxiliam deficientes visuais da AADVAR

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

A Fema, engajada em promover a qualidade de vida na comunidade, mantém importante parceria com a AADVAR, a Associação de Amigos e Deficientes Visuais de Assis e Região.

Desde o início do ano, a instituição cede espaço do bloco 7 para aulas de Informática Adaptada às segundas à tarde. Softwares são especialmente instalados para os associados, com dois leitores de tela e um outro para navegação.

“Utilizamos um sistema de voz para orientar a navegação do aluno no computador”, explica a professora Lisandra Correa. “São aulas bem específicas, com uma turma reduzida, para darmos uma atenção bem personalizada para cada um”.

A AADVAR surgiu em 2007 e tem atualmente 150 usuários e dezenas de voluntários. O objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida aos associados. Além de projetos voltados à área educacional, como a Informática Adaptada, o ensino do braille e a orientação e mobilidade, atividades ligadas ao lazer e ao entretenimento também são oferecidas.

aadvar2A associação depende de parceiros como empresas e instituições para se manter. “Agradeço a Fema que está conosco desde 2013. Queremos oferecer nosso trabalho para mais gente, por isso é importante a colaboração da Fema”, explica a assistente social Lucinei das Neves. “’É por meio dos apoiadores que conseguimos, por exemplo, equipamentos, como bengalas e lupas”.

Para se tornar um associado e participar das atividades, o deficiente visual passa por uma consulta médica. Após a avaliação, um cadastro é feito e a adesão é confirmada. A associação está localizada na rua Dom José Lázaro Neves, 414, no centro. Mais informações, no telefone 18 3321-7144 e também na página da AADVAR no Facebook.

 

Feijoada

Neste sábado, dia 9, acontece a 3ª Feijoada da AADVAR. O valor é de R$ 30,00 para 1,5 kg, sem acompanhamento. Os interessados devem retirar o prato na sede da APAE, das 11h às 15h.

“Esses eventos nos ajudam muito financeiramente, porque somos uma associação sem fins lucrativos”, lembra Lucinei das Neves. A 3ª Feijoada tem o apoio do Rotary Assis.

    

LEIA MAIS NOTÍCIAS

 

Back to top