quimcaExperimental2Curso experimental começou

Projeto envolve alunos do Ensino Fundamental e Médio

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

Em 25 de abril, começaram as aulas do curso de Química Experimental na sede da Fundação Educacional do Munícipio de Assis – Fema.

O projeto é voltado para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Os próprios alunos do terceiro e quarto ano da graduação de Química Industrial, supervisionados pelos professores, produzem os roteiros e ministram as aulas.

O curso, que integra a disciplina Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado, acontece às segundas-feiras à noite. A previsão de término para as turmas do 1º semestre é dia 20 de junho. Ao final, os participantes receberão um certificado.

Neste semestre, vão ser analisados, por exemplo, o processo de fermentação do pão e os componentes presentes na geleia. A reportagem acompanhou a turma na aula do último dia 2 de maio. Os estudantes realizaram experimentos com corantes naturais, dentre eles cenoura e beterraba, e também aprenderam a técnica de cromatografia em papel.quimcaExperimental1

Essas experiências oferecem aos alunos a chance de colocar em prática o que estão estudando para o vestibular e também ajudam a despertar o interesse em diversas outras áreas do conhecimento, como Física ou Matemática.

O programa surgiu em 2004 e atrai estudantes de Assis e municípios da região. O objetivo é mostrar o quanto a Química está presente no dia-a-dia de todos. Em mais de uma década, muitos participantes inclusive se tornaram alunos da própria graduação.

LEIA MAIS NOTÍCIAS