FEMA Treinamento SMS site

Alunos participam de capacitação do SIRESP

Professora e estagiários da Clínica-escola de Fisioterapia participaram de treinamento que visou capacitá-los para gerenciar a demanda de pacientes via sistema

De 26 a 28 de fevereiro, o curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participou de um treinamento do Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP), anteriormente conhecido como Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS). O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Como o curso de Fisioterapia já atende à comunidade assisense por meio da secretaria de saúde, a FEMA foi convidada a gerenciar esse serviço pelo SIRESP, estabelecendo uma conexão direta entre a clínica-escola e o Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente no que diz respeito à disponibilidade de atendimento.

Os estagiários Anna Julia Arão, Enzo Rosseto e Maria Vitória dos Santos, acompanhados pela professora Dra. Cássia R. Saade Pacheco, participaram do treinamento, visando compreender o funcionamento do sistema e sua integração com os serviços de saúde locais.

Durante os três dias de treinamento, os participantes foram orientados pela colaboradora do Estado, Elisângela dos Santos Sousa, e pela representante do município, Keili Cristina da Silva. Os temas abordados incluíram o funcionamento do sistema, estratégias para a integração eficiente da clínica escola com o SUS e a gestão da demanda de pacientes.

A professora Cássia destaca a importância desse treinamento: "Acreditamos que, com a disponibilização de vagas e distribuição das cotas às unidades prestadoras de serviço, estaremos agilizando o processo na troca de informações. Já somos integrados ao sistema, via SMS. Agora, com este treinamento, seremos capazes de gerenciar nossa demanda e comunicar os pacientes com maior agilidade quando ocorrerem mudanças em nossa agenda. Lembrando que oferecemos vagas ao município para atendimento de Fisioterapia em várias especialidades", ressalta.

Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia da FEMA, professora Ma. Mariana Pereira Bertoche, a integração com o SIRESP traz uma série de benefícios que impactarão diretamente o dia a dia da Clínica-escola da FEMA. "Estou confiante de que essa nova forma de agendamento não só facilitará o trabalho da nossa equipe, mas também melhorará a experiência dos pacientes, reforçando nosso compromisso com a excelência no atendimento à comunidade", enfatiza a professora.