FEMA HistoImage site

HUB desenvolve um atlas de histologia

O recurso surgiu da ideia das professoras do Laboratório Morfofuncional, Dra. Renata Bittencourt e Ma. Ana Claudia Correa Almeida

O HUB Inova FEMA, em parceria com as professoras do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Dra. Renata Bittencourt e Ma. Ana Claudia Correa Almeida, realizou um projeto intitulado "HistoImage".

A aplicação foi desenvolvida pelos estudantes Luís Felipe dos Santos (3º ADS) e João Lucas Buzzo Holzle (3º BCC), e tem como objetivo propor um atlas digital para o ambiente web, que permita a disponibilização de lâminas histológicas como um recurso virtual para o estudo dos tecidos normais, por parte de estudantes dos cursos de graduação em saúde.

Segundo a professora Renata Bittencourt, o recurso veio da necessidade, percebida pelas professoras, que os estudantes têm. "Embora dediquemos bastante tempo ao estudo das lâminas com os estudantes, eles enfrentam dificuldade em identificar as estruturas histológicas e células sem uma base prévia relacionada a um estudo anterior. Isso muitas vezes os leva a recorrer a atlas de histologia prontos na internet. Portanto, seria mais benéfico para eles chegar preparados com esse estudo prévio e, assim, aproveitar melhor o entendimento durante as aulas. Melhor ainda se esse material for próprio do curso de Medicina da FEMA", comenta.

O professor Dr. Alex Poletto, que supervisionou o trabalho realizado pelos estudantes incubados no HUB Inova FEMA, conta que eles foram responsáveis pelo desenvolvimento tanto da aplicação do HistoImage quanto do servidor da plataforma,permitindo que o atlas, aplicação e banco de dados, fosse hospedado no site da FEMA.

As informações do HistoImage ainda estão sendo atualizadas e, em breve, a aplicação contará com diversas imagens de tecidos e estruturas histológicas, momento que em o acesso para os alunos e professores será liberado. As professoras Ana Claudia e Renata são docentes do Laboratório Morfofuncional, local onde ocorre as práticas dos cursos da área da saúde, como Anatomia, Histologia, Embriologia e Imunologia.