EnfNot

Pesquisas da 16ª turma são publicadas

Estudos abordam questões como a depressão pós-parto e assistência em emergências psiquiátricas, sob orientação do professor Dr. Daniel Augusto da Silva e outros professores colaboradores

A 16ª turma do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou significativas contribuições científicas neste último mês, com cinco pesquisas publicadas, destacando o empenho e a dedicação dos estudantes em abordar questões relevantes da área de saúde.

Uma das pesquisas de destaque foi conduzida pela estudante Ana Luiza Leite Garcia, cujo estudo intitulado "Depressão pós-parto em adolescentes brasileiras: uma revisão integrativa" foi publicado na prestigiosa Brazilian Journal of Health Review. A pesquisa teve como objetivo ressaltar a importância do diagnóstico e tratamento adequado da depressão pós-parto em adolescentes, realizando uma revisão integrativa da literatura em diversas bases de dados, como Lilacs, IBECS, Medline e BDENF. Os resultados apontaram para a necessidade de maior atenção ao fator emocional e psicológico durante o pré-natal, bem como a implementação de acompanhamento psicoterapêutico e suporte familiar para o tratamento eficaz dessa condição.

Outra pesquisa relevante foi conduzida pela estudante Nathália dos Santos, cujo estudo intitulado "A equipe de enfermagem e o atendimento às emergências psiquiátricas: uma revisão integrativa" foi publicado na Revista Nursing. O objetivo do estudo foi analisar o atendimento da equipe de enfermagem em emergências psiquiátricas, destacando a necessidade de educação continuada e recursos adequados para promover a qualidade no atendimento a esses pacientes.

A estudante Gabrielle da Silva Ferreira também contribuiu significativamente com sua pesquisa intitulada "Atuação da enfermagem na contenção mecânica ao paciente psiquiátrico: uma revisão integrativa", publicada na Revista Contribuciones A Las Ciencias Sociales. O estudo evidenciou a falta de conhecimento e preparo da equipe de enfermagem em relação à contenção mecânica, ressaltando a importância de abordagens humanizadas no cuidado aos pacientes psiquiátricos.

Outras duas pesquisas também foram publicadas nessa mesma revista. A pesquisa conduzida pela estudante Janaina Luiza de Lima sobre "Assistência de enfermagem ao adolescente usuário de drogas: uma revisão integrativa", trouxe importantes insights sobre a prevenção e tratamento do uso de drogas por adolescentes, destacando o papel crucial dos enfermeiros nesse contexto.

Por fim, a pesquisa da estudante Larissa Barbosa Pimentel sobre "Transtorno de Ansiedade em estudantes universitários: uma revisão integrativa" trouxe reflexões importantes sobre os fatores de risco e proteção relacionados ao transtorno de ansiedade em estudantes universitários, enfatizando a necessidade de apoio institucional e sensibilização da comunidade acadêmica.

Todas as pesquisas foram estimuladas e orientadas pelo professor Dr. Daniel Augusto da Silva e contou com a colaboração das professoras Dra. Caroline Lourenço de Almeida, Dra. Rosângela Gonçalves da Silva, Dra. Talita Domingues Caldeirão e Ma. Patrícia Coelho Mendes de Britto Haddad, evidenciando o compromisso da FEMA com a formação acadêmica de excelência e a produção de conhecimento científico relevante na área da saúde.