FEMA ApresentacaoTiago site

Estudante apresenta pesquisa em três eventos

Sob Orientação do Professor Dr. Alan Magalhães, Tiago Oliveira dos Santos desenvolveu pesquisa reveladora sobre o tema e apresentou resultados em três eventos científicos

O estudante do terceiro ano do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis, Tiago Oliveira dos Santos, desenvolveu o trabalho intitulado “Prevenção de lesões em membros superiores em atletas: revisão sistemática com meta-análise”. Sob a orientação do professor Dr. Alan José Barbosa Magalhães, Tiago conduziu sua pesquisa por meio do Programa de Iniciação Científica (PIC), mantido pela instituição.

A pesquisa de Tiago teve como foco identificar protocolos de tratamento mais efetivos para reduzir a incidência de lesões em membros superiores em atletas. Constatou-se que os protocolos mais eficazes consistem na combinação de treinamento resistido com exercícios proprioceptivos (como pular na cama elástica, elevando um joelho de cada vez, por exemplo) ou de alongamento.

O professor Dr. Alan destaca a relevância da abordagem utilizada: “Apesar da literatura atual apontar as mais variadas técnicas para prevenção de lesão em atletas, as evidências de melhor qualidade disponíveis utilizam sempre de um ou mais tipos de exercícios associados, objetivando aumento de trofismo muscular e ganho de desempenho durante a prática da modalidade esportiva. Esta abordagem facilita sua execução por parte de profissionais que, com recursos simples, podem promover a melhor intervenção para diminuir o risco de lesões em seus atletas ao longo de uma temporada regular”, afirma.

Ele ainda elogiou o desempenho do estudante afirmando que Tiago apresentou, desde o início, a competência e o empenho necessários para realizar uma revisão sistemática. "Ele contribuirá significativamente para a área e sua futura carreira. No entanto, é fundamental que mantenha sua dedicação, humildade e pés no chão para alcançar seus objetivos futuros", finaliza o professor.

Tiago compartilhou sua gratidão pela experiência: "Os eventos dos quais participei me proporcionaram um grande conhecimento, do qual colherei frutos futuramente. Agradeço todo o apoio recebido dos professores, em especial ao professor Alan, que me guiou na construção deste trabalho", declara.

Além da participação no XVI Fórum Científico FEMA, Tiago apresentou sua pesquisa de forma online no Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão 2023 (ENEPE 2023) da UNOESTE de Presidente Prudente e no 1º Congresso de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo (CONFITOSP), realizado na cidade de São Paulo. Este último evento contou com a presença de renomados pesquisadores nacionais em fisioterapia.

A coordenadora do curso de Fisioterapia da FEMA, professora Ma. Mariana Pereira Bertoche, expressou sua satisfação com o destaque de Tiago nos eventos científicos. Em suas palavras, a professora enfatizou a importância do envolvimento ativo dos estudantes nessas oportunidades de apresentação. "É extremamente gratificante testemunhar o comprometimento e a dedicação dos nossos alunos em contribuir para o avanço do conhecimento na área. Tiago demonstrou excelência em sua pesquisa e também representou o curso de Fisioterapia da FEMA em diversos contextos, o que reflete não apenas seu empenho pessoal, mas também o padrão de qualidade dos discentes que o curso está formando", destacou. Ela ressaltou ainda a importância dessas experiências para o desenvolvimento profissional dos alunos, evidenciando o papel fundamental que tais iniciativas desempenham na formação integral dos futuros fisioterapeutas.