FEMA Estefani site

Prof. conclui doutorado com estudo inédito

Estudo inédito do Dr. Ricardo Estefani revela impactos profundos da Pandemia na educação médica, com análise de 67 faculdades do estado

O renomado cirurgião plástico e professor do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Dr. Ricardo Estefani, alcançou um marco significativo em sua carreira acadêmica ao concluir seu doutorado em Educação Médica. Com mestrado em "Saúde e Envelhecimento" pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) e doutorado em "Saúde Coletiva" pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu, o Dr. Estefani dedicou sua pesquisa ao estudo do impacto e enfrentamento da pandemia nos cursos de Medicina.

A pesquisa, intitulada "O impacto e o enfrentamento da pandemia nos cursos de Medicina", realizou uma análise abrangente envolvendo 67 escolas de ensino superior do Estado de São Paulo. Das avaliadas, 14 foram selecionadas para entrevistas detalhadas. Os resultados revelaram desafios significativos na adaptação das atividades práticas, especialmente nas instituições estaduais e federais, onde a influência financeira teve um papel crucial na manutenção das aulas.

Dentre as diversas categorias analisadas, destacou-se a perspectiva dos estudantes em relação ao período pós-pandemia. O estudo identificou uma dualidade de expectativas, com alguns alunos otimistas sobre a melhoria do mundo pós-crise, enquanto outros mantinham uma visão mais cética, baseada na história da humanidade diante de crises similares.

Este estudo inovador se destaca pela sua amplitude e abordagem qualitativa, incluindo entrevistas com coordenadores de curso, coordenadores de internato e estudantes de diferentes anos. Em um contexto histórico inédito, a pesquisa revelou que, pela primeira vez, houve um afastamento das atividades presenciais no curso de medicina, trazendo à tona desafios sem precedentes.

O Dr. Ricardo Estefani, ao liderar essa pesquisa como essa, proporcionou uma compreensão mais profunda dos desafios enfrentados pelos cursos de Medicina durante a pandemia, contribuindo assim para o aprimoramento contínuo da educação médica. Seu trabalho representa não apenas uma conquista pessoal notável, mas também uma valiosa contribuição para a comunidade acadêmica, para a FEMA e para o setor de saúde como um todo.