FEMA juri simulado site

Curso de Direito realiza júris simulados

Atividades recentes do Núcleo de Práticas Jurídicas oferecem imersão realística e fortalecem habilidades essenciais para futuros profissionais do Direito

Com o intuito de proporcionar aos alunos de graduação em Direito uma imersão no ambiente jurídico, a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), através do seu Núcleo de Práticas Jurídicas, promoveu recentemente dois júris simulados. Estas simulações se configuram como ferramentas fundamentais para a compreensão prática do funcionamento de processos legais, além de possibilitar aos participantes uma perspectiva sobre o dia a dia da área jurídica.

O primeiro júri simulado, que substituiu os tradicionais processos simulados dos professores, ocorreu em 26 de outubro de 2023, envolvendo estudantes do ensino médio como jurados. A atividade foi conduzida pelo professor Me. Fabio Pinha Alonso.

Posteriormente, em um evento que marcou a participação conjunta das turmas do 1º e 2º ano do curso de Direito da FEMA, no dia 1 de novembro, o Anfiteatro da faculdade se transformou no cenário de um segundo júri simulado. A sessão, liderada pelo coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas, professor Me. Cláudio José Palma Sanchez, permitiu aos estudantes um mergulho mais profundo nas nuances práticas de um caso jurídico.

Os júris simulados demonstraram-se não apenas como valiosas ferramentas de aprendizado, mas também como oportunidades essenciais para que os futuros profissionais do Direito da FEMA possam desenvolver habilidades cruciais para o contexto jurídico, como argumentação, análise crítica e raciocínio lógico, em um ambiente que espelha a realidade das salas de audiência e tribunais.