FEMA congresso fortaleza site

Medicina marca presença no 61º COBEM

Estudantes da 2ª, 3ª e 4ª etapa do IESC apresentaram sete pesquisas científicas no evento, com tópicos que dialogam totalmente com o tema do congresso

Um grupo de estudantes e professores do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) teve seus trabalhos aprovados e apresentados no 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM) ocorrido em Fortaleza, de 5 a 8 de outubro de 2023, sob o tema “Integração ensino-serviço-gestão e comunidade para transformar a saúde”.

AAs professoras da unidade curricular Interação Ensino Serviço e Comunidade (IESC), Ma. Maria José C. F. Damaceno e Vanessa Patrícia Fagundes, juntamente com os estudantes da 2ª, 3ª e 4ª etapa do IESC, Daniel Martins dos Santos, Daniel Araujo da Silva Santos, Isadora Parra de Souza, Luana Heim de Castro, Heloisa da Silva Fernandes e Karen C P Yazlle, tiveram sete trabalhos aprovados no evento (três deles, apresentados), com tópicos que dialogam totalmente com o tema do congresso, pois tratam-se de práticas desenvolvidas nos cenários das Estratégias Saúde da Família (ESF) do município de Assis.

As docentes ressaltaram como essas ações ajudam os estudantes a aprender na prática e a ter diferentes experiências na faculdade, e também enfatizaram a necessidade de desenvolver competências propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina, participando de programas que ajudam a identificar novos desafios na área e estabelecer compromissos de corresponsabilidade com o cuidado.

Para os estudantes, a participação no COBEM representou uma experiência enriquecedora. Segundo Daniel Araújo e Daniel Martins, os quatro dias de intensas atividades, vivências e diálogos direcionados ao mundo da educação médica forneceram uma bagagem de conhecimento, tanto acadêmico quanto pessoal, que não pode ser quantificada em poucas palavras. Ambos expressaram a vontade de explorar ainda mais o campo da educação médica, da ciência e da inovação.

Isadora e Luana destacaram a importância da ampla troca de conhecimento e o aprendizado dinâmico proporcionado pelo evento. Elas ressaltaram a oportunidade de ocupar o papel de interlocutor no contexto médico atual e desenvolver habilidades fundamentais para os futuros profissionais de saúde.

A participação da FEMA no COBEM reafirma o compromisso do curso de Medicina com o avanço e a excelência na formação de profissionais da saúde, consolidando a importância da integração entre teoria e prática para a transformação do cenário médico regional.