FEMA FIGO2023 site

Professor participa de Congresso em Paris

Além da apresentação de uma aula sobre Diabetes Gestacional, a FEMA ainda participou do evento com a exibição outros quatro trabalhos acadêmicos em coautoria de estudantes da instituição

O professor do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Dr Carlos Izaias Sartorão Filho, entre os dias 9 e 12 de outubro, representou a instituição no Congresso Mundial de Ginecologia e Obstetrícia, realizado neste ano em Paris, na França, apresentando uma aula sobre Diabetes Gestacional e outros quatro e-posters de trabalhos acadêmicos em co-autoria com estudantes do curso de Medicina.

Segundo o professor, inicialmente, a FEMA teve sete e-posters aceitos para apresentação no Congresso Mundial de Ginecologia e Obstetrícia. No entanto, de acordo com as regras do evento, cada autor poderia apresentar no máximo quatro trabalhos. Portanto, três deles tiveram que ser retirados, o que não diminui o prestígio da participação da FEMA neste evento internacional.

Dentre os temas que foram apresentados, destaca-se a influência do diabetes gestacional detectado precocemente na gestação e sua relação com a ocorrência futura de incontinência urinária em mulheres. Essa apresentação foi baseada na tese de doutorado do Dr. Carlos Izaias Sartorão Filho, defendida na Unesp - Faculdade de Medicina de Botucatu.

Diogo Coutinho Terribile, estudante do curso de Medicina da FEMA, foi coautor de um importante trabalho apresentado no congresso. O estudo focou na percepção dos obstetras brasileiros em relação ao termo "violência obstétrica", trazendo à tona uma discussão crucial no campo da saúde materna.

Além disso, Vinícius Pelarico Sardanha, Thales Gabriel da Silva, Tommy Lai, Tatiane Aparecida Bertolo Mendes, Caio Luiz Silva Genaro e Gabriel dos Santos Bijotti, todos estudantes da FEMA, desempenharam um papel fundamental na produção de um estudo detalhado sobre um caso cirúrgico raro, realizado na renomada Santa Casa de Assis. A pesquisa destacou a importância da experiência prática no desenvolvimento de habilidades clínicas essenciais para futuros profissionais de saúde.

Maria Beatriz de França Reis, Rafaela de Cerqueira Souza, Ana Luísa Varrone Sartorão e Ana Carolina Bertolin da Silva também foram fundamentais no processo de concepção final e diagramação dos e-posters apresentados, demonstrando uma notável dedicação à qualidade visual e ao conteúdo informativo das apresentações acadêmicas.

O Dr. Carlos Izaias Sartorão Filho expressou sua satisfação com o envolvimento dos estudantes da FEMA no Congresso Mundial de Ginecologia e Obstetrícia, enfatizando a importância de representar a instituição em um evento de tal magnitude. "Ficamos honrados de levar o nome da FEMA no maior evento mundial da Ginecologia e Obstetrícia. E muito orgulhosos do aprendizado dos estudantes na carreira acadêmica", afirmou.

Ele revelou também seu profundo sentimento de honra ao participar ativamente dessas atividades acadêmicas, destacando o reconhecimento e a apresentação no mais importante Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do mundo. “Sinto-me honrado por poder contribuir na formação desses estudantes que tiveram uma participação fundamental na execução desses projetos. Isso demonstra o comprometimento da instituição com a formação acadêmica de excelência e a pesquisa de alta qualidade”, ressaltou.

A FEMA parabeniza o Dr. Carlos Izaias Sartorão Filho por sua destacada participação e reconhecimento internacional e continua a apoiar e incentivar o desenvolvimento de projetos acadêmicos de alta relevância no campo da Medicina e da Saúde.