FEMAQuimicaVisita site

Estudantes visitam ETE em Cândido Mota

Os estudantes acompanham processo de tratamento de esgoto e avaliam eficiência do sistema, destacando a importância da química na preservação ambiental

No dia 23 de setembro, os estudantes do 4º ano do curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram de uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) da cidade de Cândido Mota, sob a orientação da professora Patrícia Cavani Martins de Mello, docente da disciplina de "Higiene, Segurança e Despejos Industriais".

Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar de perto todo o processo de tratamento do esgoto, do início ao lançamento dos efluentes no córrego do Jacú.

Uma das primeiras etapas observadas pelos estudantes foi o processo de gradeamento, que retém sólidos grosseiros e corpos flutuantes, garantindo que esses materiais não avancem no processo de tratamento. Em seguida, foram apresentadas as caixas de areia, responsáveis por reter a areia presente no efluente, evitando o acúmulo de resíduos sólidos nas lagoas.

Após passar por uma calha Parchall, que mede a vazão do esgoto que chega à estação, o efluente é direcionado às lagoas de tratamento. A primeira etapa consiste em um tratamento anaeróbio, seguido por um tratamento por lagoa facultativa.

Os estudantes também puderam observar o ponto de despejo do efluente no córrego do Jacú, permitindo que eles compreendam como o sistema de tratamento afeta diretamente o meio ambiente. A professora Patrícia Cavani explicou que, de acordo com dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), o tratamento realizado na cidade de Cândido Mota atinge uma eficiência de 93%, cumprindo com folga a legislação brasileira que exige uma remoção mínima de 80% da carga orgânica.

A professora Patrícia Cavani ressaltou a importância das visitas técnicas na formação dos estudantes, destacando que elas contribuem para a orientação profissional, proporcionando uma visão prática do campo de atuação do químico na prestação de serviços e demonstrando a relevância da química no cotidiano da população. Ela também enfatizou o engajamento dos estudantes durante a visita, evidenciado pelos questionamentos feitos e pela satisfação demonstrada ao término do evento.