FEMA Fisio Livro site

Egressa publica TCC em forma de livro

Trabalho de conclusão de curso aborda a necessidade de ampliar o olhar para a atuação do fisioterapeuta na saúde para além da reabilitação

A egressa do curso de graduação em Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Jhenniffer Aparecida Silvério de Moura, teve seu trabalho de conclusão de curso (TCC) publicado em forma de livro. Intitulado "Atenção à saúde com foco na doença ou no indivíduo? Percepção dos profissionais da Atenção Primária quanto à atuação do fisioterapeuta", o trabalho foi orientado pela professora Vanessa Patrícia Fagundes, com a participação da professora Ma. Maria Eulália Baleotti na banca, e revisado pela professora Ma. Maria José Caetano Ferreira Damaceno.

Durante seu estágio em uma unidade de saúde, Jhenniffer percebeu que os profissionais enxergavam a fisioterapia como uma profissão focada na reabilitação, o que a deixou inquieta. Motivada por essa percepção, a fisioterapeuta decidiu investigar a visão dos profissionais de saúde em relação à atuação do fisioterapeuta na atenção primária. Para isso, foram realizadas entrevistas individuais com a aplicação de questionários semiestruturados, com a devida autorização dos participantes. Ao todo, foram entrevistados 54 profissionais da área, incluindo médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários e auxiliares administrativos que atuam na atenção primária.

Os resultados obtidos pela pesquisa revelaram que a percepção dos profissionais ainda está voltada para a reabilitação, o que reflete uma abordagem centrada na doença no cuidado em saúde. Esse aspecto cultural é considerado um obstáculo que limita a ampliação do papel do fisioterapeuta na atenção primária. Jhenniffer destaca a importância de divulgar dados científicos sobre a relevância do fisioterapeuta nesse contexto e a necessidade de expandir o acesso aos serviços.

Jhenniffer completa dizendo que, ter esse trabalho publicado traz uma mistura de sentimentos. "É muito gratificante saber que todo esforço valeu a pena, por isso gostaria de agradecer especialmente à minha orientadora, a professora Vanessa Fagundes, que foi a pessoa que esteve comigo durante todo o estudo e que sempre me passou todo o seu conhecimento. Admiro muito o amor que ela tem pela saúde pública e por ensinar. Também quero agradecer à professora Maria Eulália Baleotti, que agregou muito conhecimento nesse trabalho; as duas foram e sempre vão ser minhas inspirações, e acredito que não sejam só minhas, mas de muitos estudantes", finaliza a fisioterapeuta.

A professora Vanessa Patrícia Fagundes ressalta a relevância do tema abordado no trabalho, pois revela uma abordagem de cuidado ultrapassada que não atende às necessidades de saúde da população. "Esse trabalho mostra que precisamos urgentemente ampliar nosso olhar tanto para a formação quanto para o cuidado. A Jennifer escolheu esse tema motivada pelo que ela vivenciava como estagiária de uma unidade de saúde e fazendo o contraponto com o que ela aprendia nas aulas, que visa que o cuidado deve ser ampliado, interprofissional e contemplar todos os pontos de atenção à Saúde, e principalmente atuar para que o indivíduo não adoeça. Observando na prática, penso como é importante também a oportunidade que os estudantes da FEMA têm em participar dos estágios ofertados pela faculdade, não apenas o curricular, mas vivenciarem o dia a dia da Unidade de Saúde. Como professora de Saúde Pública, Saúde Coletiva e Epidemiologia, procuro estimular ao máximo o olhar do estudante para a prática que contemple os princípios do SUS", relata.

A docente destaca a importância de formar indivíduos que olhem de forma ampliada e além da doença, para o fazer saúde efetivamente, incentivando-os a adotar uma visão mais ampla, que vá além da doença e busque efetivamente promover a saúde. Vanessa também expressou sua satisfação com o convite para a publicação do livro e, por fim, parabenizou Jhenniffer pelo trabalho realizado.

O livro "Atenção à saúde com foco na doença ou no indivíduo? Percepção dos profissionais da Atenção Primária quanto à atuação do fisioterapeuta" é de acesso livre, e está disponível no site da Editora Científica Digital, podendo ser acessado gratuitamente clicando aqui.