Main Menu

Conheça a Fema

FEMA revista site

Professora tem artigo publicado em revista

Estudo destaca a importância do acolhimento de pacientes com queixa de dor e sua influência no diagnóstico e tratamento

 

 

A professora Jordana Rabelo Bergonso, do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), teve seu artigo intitulado "A relação médico-paciente: repensando o acolhimento de pacientes com queixa de dor" recentemente publicado na Revista SALUSVITA.

 

O estudo aborda a importância da relação médico-paciente no cuidado de pacientes com dor e destaca como essa relação pode influenciar o sucesso ou o fracasso das medidas terapêuticas. A construção de um ambiente de respeito, empatia e confiança mútua é essencial nesse contexto e determina a eficácia das consultas subsequentes.

 

A professora Jordana destaca que o foco de sua pesquisa é a dor, uma queixa frequentemente relatada pelos pacientes. "Nesta publicação eu tentei fazer um apanhado geral sobre o acolhimento de pacientes com esta queixa, tão frequente, e sobre o mérito que a relação médico-paciente tem, tanto no diagnóstico quanto no tratamento, principalmente relacionada a dor que, por ter origem multifatorial, tem um baita impacto na qualidade de vida", comentou a pesquisadora.

 

A humanização das práticas de saúde tem sido um tema amplamente discutido no âmbito da formação médica acadêmica, mostrando-se eficiente no desenvolvimento do processo de saúde-doença. O cuidado para com o paciente não se restringe apenas ao tratamento com medicamentos, mas envolve uma variedade de fatores relacionados ao indivíduo e ao que ele considera relevante para sua qualidade de vida.

 

O artigo da professora Jordana na Revista SALUSVITA contribui para o avanço do conhecimento científico sobre a importância da relação médico-paciente no manejo da dor. Ele está disponível para leitura, e pode ser acessado gratuitamente clicando aqui.

     

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

instagram logo min

SIGA FEMA ASSIS 

 

VISITE NOSSO BLOG

 

 

Back to top