FEMA Folha site

Professora comenta sobre o uso do Ozempic

Dra. Carolina de Castro Rocha Betônico destaca a eficácia do medicamento e ressalta a importância do acompanhamento médico e da abordagem multidisciplinar no tratamento da obesidade

A Dra. Carolina de Castro Rocha Betônico, professora do curso de graduação em Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), teve a oportunidade de compartilhar seu conhecimento em uma matéria recente da Folha de São Paulo. A matéria, intitulada "Ozempic reduz compulsões e vícios, como em cigarro e bebida? Entenda", abordou a relação entre o medicamento e seus efeitos colaterais, bem como os resultados obtidos no tratamento da obesidade.

Segundo a Dra. Carolina, o Ozempic, cujo princípio ativo é a semaglutida, tem se mostrado extremamente eficaz no combate à obesidade. No entanto, ela ressalta que a obesidade é uma condição de saúde complexa e multifatorial, exigindo uma abordagem terapêutica abrangente. Portanto, o tratamento com semaglutida deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar e não se limitar apenas à fase de perda de peso, mas também à manutenção dos resultados alcançados.

Embora o Ozempic seja um medicamento comprovadamente eficaz, a professora alerta para a possibilidade de ocorrência de efeitos colaterais, tais como náuseas e desconforto gastrointestinal. Por isso, é fundamental que qualquer ajuste de dose seja realizado sob supervisão médica, garantindo a segurança e o bem-estar do paciente.

A Dra. Carolina expressou sua satisfação em conceder a entrevista à Folha de São Paulo, destacando a importância de compartilhar conhecimentos e experiências. "Partilhar conhecimento e experiências, seja com meus alunos, no caso da FEMA, seja em grandes veículos de comunicação como a Folha de São Paulo é muito gratificante. Eu acredito que transmitir informações corretas numa época em que as pessoas recebem tantas informações inadequadas pode ter um impacto positivo na vida de todos", finaliza a professora.

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) parabeniza a Dra. Carolina de Castro Rocha Betônico por sua participação na matéria, reconhecendo seu comprometimento em promover o compartilhamento de informações relevantes e precisas no campo da medicina. Para ler a matéria da Folha na íntegra, clique aqui.