FEMA Fisioterapia USP site

Estudantes visitam Museu de Anatomia em SP

A atividade proporcionou aos estudantes um aprofundamento dos conhecimentos em anatomia, histologia e fisiologia humana

No dia 18 de maio, os estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica ao renomado Museu de Anatomia Humana "Alfonso Bovero", localizado na Universidade de São Paulo (USP). A atividade contou com a participação de cerca de 43 estudantes do terceiro e quarto ano, acompanhados pelas professoras Ma. Maria Eulalia Baleotti e Ma. Mariana Pereira Bertoche.

A visita técnica ao Museu de Anatomia Humana "Alfonso Bovero" é considerada um marco importante para os estudantes de Fisioterapia da FEMA, como destaca a coordenadora do curso, professora Mariana Bertoche. Segundo ela, essa experiência pedagógica desempenha um papel fundamental na complementação do ensino de anatomia, histologia e fisiologia humana, permitindo aos estudantes uma vivência prática e visualização dos diversos órgãos que compõem os diferentes sistemas do corpo humano.

"Nosso objetivo é estimular a curiosidade científica dos estudantes e estabelecer uma conexão mais sólida entre a teoria aprendida em sala de aula e sua aplicação na prática clínica", comenta a coordenadora. A visita ao museu proporciona aos estudantes a oportunidade de explorar de perto as estruturas anatômicas reais e compreender como elas se relacionam com as diversas patologias e intervenções fisioterapêuticas.

Durante a visita, os estudantes puderam observar peças anatômicas, modelos tridimensionais e outros recursos educacionais disponíveis no museu. Além disso, eles tiveram a oportunidade de interagir com os profissionais responsáveis pelo acervo, que compartilharam conhecimentos valiosos e responderam às dúvidas dos estudantes.

A iniciativa da FEMA em promover visitas técnicas a instituições de referência, como o Museu de Anatomia Humana "Alfonso Bovero", fortalece o compromisso da instituição em oferecer uma formação de excelência aos futuros profissionais. Essa abordagem educacional proporciona aos estudantes uma experiência enriquecedora, que contribui para o desenvolvimento de habilidades práticas e a consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Com essa visita técnica, os estudantes de Fisioterapia da FEMA ampliaram seus horizontes acadêmicos e tiveram a oportunidade de aprofundar seu entendimento sobre a estrutura e funcionamento do corpo humano, consolidando uma base sólida para sua futura atuação na área da saúde.