Main Menu

Conheça a Fema

FEMA hemorragia pos parto site

Curso promove capacitação em evento

Capacitação teórica e prática oferecido pela FEMA em parceria com a Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LIGO) visa reduzir a mortalidade materna através de técnicas de sequenciamento

 

 

No dia 29 de abril de 2023, a Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LIGO) realizou um evento de capacitação do manejo da hemorragia pós-parto na Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), com o objetivo de contribuir para a redução da mortalidade materna.

 

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estabeleceu estratégias para reduzir a mortalidade materna, e a hemorragia pós-parto é a principal causa de morte materna. Com base nisso, a LIGO reproduziu uma capacitação teórica e prática, onde participaram cerca de 55 alunos do curso técnico de enfermagem da ETEC Assis e da graduação em Enfermagem da FEMA.

 

Os participantes tiveram a oportunidade de simular o manejo da hemorragia pós-parto e de confeccionar o balão de Bakri, um balão hemostático que faz a compressão do útero. A capacitação também ofereceu teoria e prática, com a utilização de sequenciamento na abordagem da hemorragia pós-parto e o uso de tecnologias para enfrentamento ao choque hemorrágico, com estações de simulação realística.

 

Segundo a professora Dra. Talita Domingues Caldeirão, que coordenou a capacitação, a Estação Prática Código Vermelho é considerada a mais complexa do ponto de vista emocional. "Essa estação exigiu a organização rápida de fluxos assistenciais, a utilização de um protocolo específico e do kit de hemorragia pós-parto em uma paciente cujo sangramento piorava a cada minuto", comenta.

 

O evento foi considerado muito proveitoso para os participantes, que puderam refletir sobre o papel do enfermeiro e da enfermagem no manejo da hemorragia pós-parto, além de também discutir a situação das emergências obstétricas, dos óbitos maternos e da organização da rede materno-infantil no município de Assis.

 

A iniciativa da LIGO e da FEMA contribui para a formação dos futuros profissionais da saúde e para a melhoria da assistência prestada às mulheres em situação de parto e pós-parto. A redução da mortalidade materna é uma meta importante a ser alcançada e eventos como esse são essenciais para atingirmos esse objetivo.

     

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

instagram logo min

SIGA FEMA ASSIS 

 

VISITE NOSSO BLOG

 

 

Back to top