FEMA vacinacao site

Estudantes participam de ação de vacinação

Ação teve como objetivo atualizar o calendário vacinal de crianças e colaboradores da escola, fortalecer vínculo entre estudantes e comunidade, e promover a importância da vacinação na prevenção de doenças

Os estudantes da segunda etapa do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), em parceria com a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Jardim Eldorado e a Secretaria Municipal de Saude, realizaram uma ação de vacinação na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Coraly Julia Goncalves Carneiro, no dia 27 de abril de 2023.

A atividade, que teve o acompanhamento da professora Vanessa Patrícia Fagundes, teve como objetivo atualizar o calendário vacinal das crianças que frequentam a escola e vacinar os colaboradores da instituição contra a gripe e a Covid-19. A ação de vacinação extra-muro foi organizada em parceria com a equipe da ESF do Jardim Eldorado, onde os estudantes da segunda etapa do curso de Medicina estão realizando seus estágios curriculares.

Segundo a professora Vanessa, a ação faz parte da disciplina "Integração Ensino Serviço e Comunidade (IESC)", que consiste na inserção dos estudantes no cenário de prática, onde eles podem vivenciar a formação médica em um ambiente real. "Essa vivência permite que o estudante amplie sua percepção e identifique e trabalhe em conjunto com a equipe de saúde local para atender às necessidades de saúde da comunidade, fortalecendo o vínculo entre estudantes, comunidade e equipe. A cobertura vacinal infantil no Brasil está abaixo do ideal, e diante dessa situação, elaboramos uma estratégia para buscar as crianças onde elas estão, neste caso, na escola. Com essa ação, foi possível atualizar tanto a caderneta de vacinação das crianças quanto a dos colaboradores da escola. Essa formação, que insere o estudante na prática desde o início, está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Medicina", explica.

A ação de vacinação na EMEIF Coraly Julia Gonçalves Carneiro foi um sucesso e demonstrou a importância da parceria entre a faculdade, a comunidade e as instituições de saúde, para promoção da saúde e prevenção de doenças. A iniciativa também reforçou a importância da vacinação como medida fundamental na proteção da saúde individual e coletiva.