Enfermagem convida a todos para palestra

Evento é aberto para profissionais da Saúde e estudantes de Enfermagem, Medicina e Fisioterapia; haverá emissão de certificado para os inscritos

O curso de graduação em Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) dá início, no próximo dia 29 de março de 2023, ao “Ciclo de Palestras em Enfermagem”, com o primeiro evento com tema “A Importância das Necessidades de Saúde para a Integralidade do Cuidado”. A palestra será conduzida pela professora Ma. Juliana Ribeiro Vernaschi, nas dependências do Cine FEMA Piracaia, a partir das 19h30.

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Dra. Carolina Lourenço de Almeida, o tema está ligado diretamente ao compromisso que as diretrizes curriculares do curso têm com o atendimento humanizado. “Desde o ano de 2001, as bases curriculares estabelecidas para os cursos de Enfermagem e Medicina colocam as necessidades de saúde como um referencial para o cuidado com os pacientes. Possuir essa identificação em nossa matriz curricular permite que olhemos para o princípio mais desafiante do Sistema Único de Saúde (SUS), que é a Integralidade do Cuidado. Foi com esse pensamento que convidamos a professora Juliana, para conduzir essa conferência e promover essa importante reflexão sobre a temática”, destacou.

Juliana Ribeiro da Silva Vernasque é doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu, desde agosto de 2021. Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), especialização em Saúde Coletiva pela Universidade de São Paulo e mestrado em Ciências da Saúde (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo. Durante toda a sua trajetória profissional vem buscando articular teoria e prática, em defesa dos princípios do SUS e da dignidade humana.

Até o momento, das 500 vagas disponíveis para o evento, 69 já foram preenchidas. A participação na palestra como ouvinte é aberta aos trabalhadores da área da Saúde do município de Assis, bem como também estudantes de Enfermagem, Medicina e Fisioterapia da cidade. Embora seja gratuito, é necessário se inscrever para contabilização da carga-horária disponibilizada por este evento, que é de 5h. Para se inscrever, acesse o sistema online de inscrições da FEMA e selecione o evento para que o certificado seja, posteriormente, emitido.