FEMA Clinica Fisio 2023 site

Clínica-escola retoma os atendimentos

Desde 2021, a clínica-escola do curso de Fisioterapia da FEMA atende demandas da população, que chegam por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)

O curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) deu início aos atendimentos de 2023 da clínica-escola, onde estudantes do 4º e 5º ano da graduação realizam as atividades de estágio supervisionado. Sob a orientação de professores e supervisores qualificados, os estudantes têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em um ambiente clínico real, oferecendo serviços de qualidade para a comunidade local.

Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Me. Mariana Pereira Bertoche, o principal objetivo dos estágios supervisionados é unir o ensino ao serviço, possibilitando que os estudantes vivenciem cenários reais da prática em saúde, desenvolvam habilidades estratégicas e solucionem problemas de maneira eficaz. “Os estudantes são incentivados a promover educação em saúde, estimular atividades preventivas e unir a comunidade de modo a gerar um ciclo de cuidado e adoção de um estilo de vida mais saudável. Eles passam por observações clínicas desde o 1º ano da graduação e finalizam no 4º e 5º ano com os estágios ambulatoriais na clínica-escola de fisioterapia da FEMA, em enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional de Assis e também em Unidades Básicas de Saúde (UBS), contemplando os três níveis de atenção à saúde e estreitando laços importantes da FEMA com a comunidade. Nossa missão é formar profissionais comprometidos com a ética, responsáveis com as condutas, enfáticos na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade”, completa a professora.

A clínica-escola de Fisioterapia da FEMA procura fornecer um suporte para o ensino teórico-prático, permitindo que os estudantes desenvolvam conhecimentos e habilidades necessárias para avaliar, prescrever e acompanhar diferentes disfunções. “No ano de 2022, foram mais de 4 mil atendimentos oferecidos à Assis e região” afirma a coordenadora do curso. Como resultado, os estudantes têm a oportunidade de aprender como atuar em diversas áreas, incluindo: ortopedia, traumatologia, uroginecologia, neurologia, geriatria, cardiorrespiratória, entre outras.

Desde o segundo semestre de 2021, a clínica-escola de Fisioterapia da FEMA oferece atendimento gratuito e serviços completamente personalizados, que podem ser realizados individualmente ou em grupos.

Para solicitar um atendimento individual, é necessário passar pela Central de Regulação de Ofertas de Serviço de Saúde (CROSS), ou seja, todos os pacientes atendidos na clínica são do Sistema Único de Saúde (SUS). Os grupos de atendimento, por outro lado, são abertos a qualquer pessoa interessada, incluindo funcionários da FEMA.

Com uma abordagem personalizada e extremamente cuidadosa, a clínica-escola oferece serviços de qualidade para melhorar a saúde e a qualidade de vida da comunidade de Assis e região.