FEMA artigo exaluna site

Egressa tem seu TCC publicado em revista

“Assédio moral: ocorrências nas relações de trabalho da Enfermagem” identificou casos desse tipo de violência, vividos por profissionais em fase de graduação

A estudante egressa do curso de graduação em Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Jéssica Aparecida Ferreira Leite, teve seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), “Assédio moral: ocorrências nas relações de trabalho da Enfermagem”, publicado na revista “Enfermagem em Foco”.

O objetivo foi identificar casos de assédio moral vivenciados por profissionais de Enfermagem em fase de graduação, por meio da aplicação de um questionário a estudantes que atuavam como auxiliares ou técnicos de enfermagem.

De acordo com o professor do curso de Enfermagem e orientador da ex-estudante da FEMA, Dr. Daniel Augusto da Silva, a grande surpresa dessa pesquisa foi o resultado: “Dos profissionais alvos da pesquisa, cerca de 86% não só sabiam de casos desse tipo de violência, como também afirmaram já terem sido vítimas em seus locais de trabalho. Como consequências do assédio moral, as mais citadas foram o estresse, a irritabilidade, a ansiedade e a dificuldade de concentração”, comenta o orientador.

Jéssica expressa que é extremamente gratificante ter o seu trabalho publicado em uma revista de tal importância e, adicionalmente, sente agradecimento pelo reconhecimento do seu trabalho. “O sentimento que fica é o de gratidão pelo reconhecimento por todo trabalho executado, pois os trabalhos publicados na área da Enfermagem possuem um papel fundamental no desenvolvimento e na prática dos profissionais. Por isso agradeço à FEMA, pelo suporte e apoio, e em especial ao meu professor orientador, Daniel, que desde o início da pesquisa sempre me apoiou, incentivou, e mostrou o caminho”, finaliza a enfermeira.

O artigo “Assédio moral: ocorrências nas relações de trabalho da Enfermagem” está disponível para leitura, e pode ser acessado gratuitamente clicando aqui.

Sobre a revista

A revista “Enfermagem em Foco” é o periódico oficial do Conselho Federal de Enfermagem, lançado em 2010 com o propósito de fortalecer a profissão de Enfermagem através da divulgação da produção científica, alinhada aos objetivos do Sistema Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e dos Conselhos Regionais de Enfermagem (COREN).