visita adm quimica

Estudantes visitam indústria de reciclagem

O objetivo da visita foi conhecer o processo de reciclagem de baterias automotivas e relacionar o conteúdo teórico à experiência prática da planta industrial

Estudantes dos cursos de Química Industrial e de Administração da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) fizeram uma visita técnica à empresa Tamarana Tecnologia e Soluções Ambientais, da cidade de Tamarana-PR.

O objetivo da visita foi conhecer o processo de reciclagem de baterias automotivas, as medidas de controle e monitoramento ambiental, além de certificações de exigências e qualidade aplicadas na prática.

visita adm quimica 2

Acompanhados pelos professores Me. Marcelo Silva Ferreira e Dr. Osmar Aparecido Machado, os estudantes conheceram as instalações da planta industrial, como a área de controle informatizado, sistemas de exaustão, almoxarifado, estação de tratamento de efluentes, e tiveram acesso a todo o processo de recuperação do chumbo e demais componentes das baterias.

Os colaboradores Cláudia M. Decol e Wagner I. Nascimento foram os responsáveis pela apresentação e condução da visita. A todo momento, os estudantes levantavam questões pertinentes ao processo industrial e ao controle ambiental, demonstrando uma estreita relação do conteúdo teórico da sala de aula aliados à experiência prática proporcionada pela visita, como processos industriais, responsabilidade social das organizações, sustentabilidade e logística reversa.

visita adm quimica 3

De acordo com o professor Me. Marcelo, o chumbo é um metal bastante comum em diversas aplicações do dia a dia. Porém, suas jazidas não atendem à demanda interna, o que faz com que o produto tenha que ser reciclado constantemente.

A empresa Tamarana Tecnologia e Soluções Ambientais é atualmente uma das mais conceituadas na área de reciclagem e recuperação de chumbo, atendendo a todo o país com métodos inovadores de fusão e de controle de resíduos fundamentados a vários programas de qualidade que visam preservação e contribuição para o meio ambiente.