Engenharia Marchese

Curso recebe presidente licenciado do CREA

Vinicius Marchese foi recebido por alunos, professores e diretoria da FEMA, para uma palestra sobre inovação e o futuro da Engenharia Civil no mercado de trabalho

A noite da última sexta-feira, 13 de maio de 2022, foi bem especial para os alunos de Engenharia Civil da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), que recebeu o presidente licenciado do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP), Vinicius Marchese Marinelli, para uma palestra sobre o futuro da profissão no mercado de trabalho, inovação e responsabilidades.

O presidente do CREA-SP foi recebido pelo presidente da FEMA, Arildo José de Almeida; o diretor acadêmico, mestre Gerson Beneli; o vice-diretor acadêmico, doutor Alex Poletto; e o coordenador do curso de Engenharia Civil, mestre Fernando Graciano de Brito. Além disso, o evento contou com a presença dos alunos e professores do curso, da engenheira ambiental e eco-influencer, Maria Constantino e demais pessoas da comunidade.

fema-recebe-presidente-crea

Segundo Vinicius Marchese, ele ficou muito surpreso com as iniciativas da FEMA em diferentes frentes e, principalmente, com toda a estrutura da instituição. “Eu fiquei maravilhado com a atuação da FEMA, como instituição, em tantas frentes diferentes, e como o ecossistema de inovação. A FEMA tem um modelo moderno de ensino estabelecido aqui, e falar com futuros profissionais, para mim, é um prazer! Eu gosto muito de compartilhar experiências, eu não vim aqui para ensinar ninguém, eu vim aqui só para compartilhar e tentar ajudar no processo de formação desses alunos”, declara Marchese.

De acordo com o coordenador do curso, mestre Fernando Brito, o intuito da palestra foi trazer alguém que passasse, para os alunos, uma ideia mais ampla do mercado de trabalho, para eles terem uma ideia de como é fora da sala de aula. “Esse foi o nosso primeiro evento extracurricular fora da sala de aula. Então, a ideia foi passar, para esses alunos que estão começando, uma visão do mercado que eles atuarão, o que tem de novo. A intenção é que, a partir de agora, eles comecem a ter novas ideias e a trabalhar em conjunto com os outros cursos, de tecnologia, Direito, o HUB de Inovação. Afinal, o engenheiro não é só uma pessoa que vai fazer cálculo, temos que desempenhar um trabalho mais amplo, e é isso que quisemos mostrar a eles com essa palestra”, explica o coordenador.

fema-recebe-presidente-crea

O presidente da FEMA, Arildo Almeida, também demonstrou imensa satisfação pela visita de Vinicius Marchese que, segundo ele, foi muito produtiva para a instituição e para os alunos do curso de Engenharia. “Nós temos um propósito, que é fazer conexão com pessoas. Então, não podia ser diferente. Foi uma experiência gigantesca trazer o presidente licenciado do CREA para falar com os nossos alunos que estão iniciando o curso de Engenharia Civil, e é exatamente esse Conselho a qual eles vão estar vinculados futuramente, quando transformados em profissionais. Foi uma troca de experiências, onde nós pudemos apresentar o HUB de inovação, as inovações que nós estamos fazendo para dentro do campus, a qualidade de ensino que estamos oferecendo, e ele se mostrou muito favorável para os nossos projetos e para tudo aquilo que estamos desenvolvendo, e disso está nascendo uma parceria. Uma parceria para desenvolver projetos dentro do HUB de inovação, com a associação de engenheiros dos arquitetos da região de Assis. Foi muito prazeroso e produtivo ter o Vinicius Marchese aqui na FEMA”, finaliza Arildo.

Sobre o CREA-SP

O CREA-SP é responsável pela fiscalização de atividades profissionais nas várias modalidades da Engenharia, Agronomia e Geociências, além das atividades dos Tecnólogos. O CREA é o maior Conselho de Fiscalização de Exercício Profissional da América Latina.