Main Menu

Conheça a Fema

procedimento.medicina

Professor realiza procedimento inédito

 

O Implante Valvar Aórtico Transcateter Percutâneo substitui a cirurgia convencional, que requer um corte no peito e promove um prolongamento na melhora da qualidade de vida dos pacientes

 

Na última semana de abril de 2022 o professor do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) e coordenador do serviço de cardiologia intervencionista da Santa Casa de Assis, Freddy Antonio Brito Moscoso, realizou um procedimento cardiovascular inédito no Hospital Central de Assis.

 

O Implante Valvar Aórtico Transcateter Percutâneo (TAVI), substitui a cirurgia convencional, que requer um corte no peito. A válvula cardíaca é colocada através de um cateter que vai até o coração através da artéria femoral.

 

Inicialmente, o TAVI era reservado exclusivamente para os pacientes de alto risco que não podiam passar pela cirurgia cardíaca, especialmente aqueles com idade avançada e com outras comorbidades associadas. No entanto, os bons resultados fizeram com que a técnica fosse expandida para pacientes com risco intermediário.

 

O procedimento de TAVI, realizado na Santa Casa de Assis, utilizou-se da técnica mais avançada em termos de Cardiologia Estrutural, contando com equipamentos modernos e uma equipe altamente qualificada. Este procedimento consolida a Cardiologia Intervencionista da Santa Casa de Assis, como um serviço de excelência e qualidade na região.

 

Segundo o coordenador do curso de Medicina, Dr. Jairo César dos Reis, “o professor Freddy é um médico e um docente admirável, pelo professor que ele é e pelo respeito que ele tem com os alunos. Ele é um professor que temos como espelho, e uma realização dessa me deixa extremamente feliz por ele, porque é um avanço para a cidade e para a cardiologia da Santa Casa", explica o médico.

 

De acordo com o professor de Medicina da FEMA e responsável pelo procedimento, até o momento, o TAVI era realizado apenas em grandes cidades e salienta que “poder fazer este tipo de procedimento na hemodinâmica da Santa Casa de Assis significa muito para nós profissionais, para os pacientes e também para toda a comunidade; pois é uma forma de implante minimamente invasiva, que promove um prolongamento e melhora da qualidade de vida dos pacientes", comenta Freddy.

 

Fizeram parte da equipe médica, para realização do procedimento, o cardiologista intervencionista na cidade de São Paulo, Dr. Leonardo Guimarães; a cardiologista e ecocardiografista, Dra. Midiã Martins Costa; o médico-cirurgião cardíaco, Dr. Ricardo Gonzalez, e o Dr. Paulo Mendonça Anestesista, ambos do corpo clínico da Santa Casa de Assis.

 

 

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

instagram logo min

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

 

Back to top