Alunos CMota site 1

FEMA recebe alunos de Cândido Mota

O objetivo da visita foi que os alunos conhecessem um pouco mais sobre técnicas de fotografia e o estúdio, uma vez que o objeto de estudo da Eletiva é a fotografia

O curso de Fotografia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) recebeu, na última semana de abril de 2022, os alunos do 6º ano do ensino fundamental até a 3ª série do Ensino Médio da E. E. José dos Santos Almeida. Os alunos, junto às professoras Maria Izabel Leme Barreiros e Cristiane Ribeiro Marinho Fontana, visitaram o estúdio de fotografia como parte de uma atividade da disciplina Eletiva "Click Clack Boom", de acordo com o Projeto de Vida dos alunos.

O objetivo da visita foi que os alunos conhecessem um pouco mais sobre técnicas fotográficas e o estúdio, uma vez que o objeto de estudo da Eletiva é a fotografia. Essa disciplina é montada de acordo com o Projeto de Vida dos estudantes - momento do início do ano letivo, onde os alunos escolhem qual Eletiva querem participar.

Segundo a professora Maria Izabel os alunos ficaram encantados com a faculdade. "Eles gostaram da oportunidade de conhecer o estúdio e poder praticar, já que alguns estudantes serviram de modelo e outros fotografaram. Foi enriquecedor para a nossa disciplina e para o crescimento deles", explica Maria Izabel.

De acordo com o Técnico do Laboratório de Fotografia e Fotógrafo da FEMA, Henrique Guimarães, receber os alunos no estúdio foi legal e proveitoso. "Além de mostrar e explicar o espaço físico e alguns equipamentos de iluminação, também falei sobre as diversas áreas que um fotógrafo pode atuar na fotografia, expliquei a diferença entre um equipamento "semi-profissional" e um equipamento de entrada, falei sobre a importância da prática e que, tendo um conjunto básico de câmera/flash e noção de fotografia, como é possível ingressar no mercado de trabalho como freelancer e assim, ter um retorno, seja financeiro ou de experiência profissional. No final, para que eles tivessem a oportunidade de manusear uma câmera e ter a sensação de como é trabalhar em um estúdio de fotografia, montei um esquema de luz básico para retratos e deixei os alunos fotografarem", cita Henrique.

A FEMA recebe, anualmente, a visita de diversas escolas. Além de ser uma tradição entre Assis e região, essa é uma grande oportunidade de estudantes conhecerem de perto a estrutura oferecida pela FEMA durante os anos de graduação, como os espaços da biblioteca, laboratórios dos cursos e instalações das salas.