rotary.day site54

Cursos da FEMA participam do Rotary Day

Enfermagem e Fisioterapia trabalham juntos no evento, prestando atendimento à atleta Gabi Chizzolini e desenvolvendo atividades com a população participante do evento

Os cursos de Fisioterapia e de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram, no último domingo, dia 1 de maio de 2022, do evento Rotary Day, no Parque Buracão.

Os alunos do 5º ano de Fisioterapia estiveram no evento para apoiar a Cesta Solidária, ação social promovida pela atleta de basquete e profissional de Educação Física, Gabriela Chizzolini, que teve como objetivo a arrecadação de alimentos. Eles atenderam e prestaram atendimento de quadra para Gabriela, que realizou 12 horas de arremessos de lances livres. Os alunos do 2° e 3° ano do curso, no mesmo evento, aplicaram uma oficina de postura corporal e fizeram avaliação de flexibilidade da população.

De acordo com a coordenadora de Fisioterapia, professora mestra Maria Eulália Baleotti, eles realizaram intervenções de recuperação imediata para que Gabriela conseguisse ficar doze horas consecutivas realizando arremessos. “Ficamos no suporte caso acontecesse algum acidente, demos o atendimento de quadra e depois, um tratamento pós atividade física, para diminuir as dores, porque é impossível não ficar com dores após essas doze horas sem parar”, explica Maria Eulália.

Já o curso de Enfermagem desenvolveu atividades de aferição de pressão, controle de glicemia capilar e orientações sobre saúde. A coordenadora de Enfermagem, professora Dra. Adriana Avanzi Marques Pinto, comenta que "Eventos como esse proporcionam o trabalho com a comunidade e também inserem os alunos na promoção à saúde. Tivemos a participação de alunos do primeiro ao quinto ano que desenvolveram todas as práticas para a formação do enfermeiro de uma maneira tranquila em um dia de domingo", cita Adriana.

Segundo a professora, mestra Patrícia Coelho Mendes de Britto Haddad, o curso de Enfermagem trabalhou em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde para a vacinação da covid-19 no evento e também realizaram testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites junto com o Grupo Integrado de Prevenção e Atenção a DST e HIV (GIPA). “É importante trazer a questão da interdisciplinaridade, a enfermagem trabalhando junto com fisioterapia. Isso é positivo para os alunos porque possibilita eles visualizarem, não só a profissão de seu curso, mas também a profissão de outro curso da saúde”, explica Patrícia.

O Diretor Acadêmico da FEMA, mestre Gerson José Benelli, declara que foi uma grande alegria participar do evento, porque foi um dia especial realizado pelo Rotary Club Assis do Vale, em que a FEMA teve a oportunidade de participar. Ele agradece pela oportunidade que os alunos tiveram de trazer um ganho, na prática do ensino.“Já fui fundador e presidente do Rotary Clube e agora, na direção do IMESA, é uma alegria poder participar destas parcerias realizadas entre o Clube e a FEMA. Eu só tenho a agradecer à professora Maria Eulália Baleotti, coordenadora do curso de Fisioterapia; à professora Dra. Adriana Avanzi Marques Pinto, coordenadora do curso de Enfermagem; à professora mestra Patrícia Coelho Mendes de Britto Haddad e ao professor Rafael Silvério, também do curso de Enfermagem, que estiveram lá pessoalmente cuidando e orientando os alunos”, agradece Gerson.