IntelectoNoticia

Edição especial 2021 da Revista Intelecto

A atual edição teve como cerne a pandemia e as tecnologias de enfrentamento à crise, textos de todas as áreas do conhecimento puderam ser submetidos

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), por meio do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), disponibilizou uma edição especial da Revista Intelecto, que já está em seu 4º ano. A publicação é voltada para a arte, ciência e a cultura e pretende promover e disseminar as pesquisas de inúmeras áreas produzidas na FEMA para todo o Brasil. Na edição de 2021, a Revista Intelecto teve como tema principal “Inovação no Âmbito da Pandemia” e foi voltada a analisar e refletir as tecnologias no âmbito da pandemia, bem como suas consequências e/ou futuras. O prazo máximo para as submissões de textos foi até o dia 13 de outubro de 2021.

De acordo com o vice-diretor acadêmico e organizador da Revista Intelecto, Alex Poletto, foram aceitos trabalhos de todas as áreas do conhecimento, uma vez que cada uma delas entende, pensa e analisa a crise causada pela pandemia de formas diferentes, “para que pudéssemos abranger o maior número de reflexões, para a edição de 2021 da Revista Intelecto optamos por flexibilizar o modelo acadêmico de artigos científicos”, explica Poletto. Dessa forma, foram aceitos textos submetidos em outros gêneros, como relatos ou ensaios. “Com essa iniciativa, esperamos contribuir ainda mais nas discussões sobre o assunto, proporcionando um espaço de divulgação do pensamento e mantendo sempre a interdisciplinaridade da Revista Intelecto”, finaliza o vice-diretor.

Dito e feito, na edição disponibilizada no site da FEMA, a publicação apresenta 11 novas pesquisas de autoria de professores e alunos da própria instituição, realizadas e finalizadas entre 2020 e 2021. “Tudo o que vivemos nestes últimos dois anos, tornou o momento que vivemos excepcional e é consenso entre toda a comunidade acadêmica que é impossível mensurar quais serão as consequências que virão desse período de pandemia. Cabe então, aos pensadores contemporâneos das diversas áreas do conhecimento cogitar qual será o futuro da humanidade”, comenta o vice-diretor.

Entre os assuntos abordados nesta edição especial da revista estão a humanização do trabalho de enfermagem no contexto da pandemia; a proeminência do home office durante este período; as tecnologias de ensino utilizadas no ensino superior; violência contra a mulher; vacinas como meio de imunização e muitos outros temas. Ao todo, mais de 30 autores participaram desta edição especial, entre alunos e professores. "Para este ano de 2021, propomos uma revista temática e motivamos os autores a pensar sobre suas pesquisas no âmbito da pandemia de covid-19, pois é evidente que, desde o início da pandemia, ocasionada pela covid-19, a população mundial vem sendo posta diante de inúmeros desafios e as tecnologias, neste contexto de crise, ganharam importância fundamental, seja na corrida por vacinas eficientes, seja na superação das limitações impostas pelo isolamento social - na educação, no trabalho, enfim, diversas áreas. Acredito que, visto a relevância do tema para a pesquisa e comunidade geral, a Revista Intelecto vem proporcionar algumas reflexões acerca das tecnologias, no âmbito da pandemia. Bem como, suas consequências imediatas ou futuras. Assim, pensamos em contribuir para a literatura da área e trazer à luz discussões sobre a covid-19 e seus impactos na sociedade", analisa o professor Sidney de Paulo, um dos organizadores da Revista Intelecto.

Para esta edição, nós levamos em consideração todos os desafios que nos foram impostos pela pandemia e que, muitas vezes, foi marcada pela tristeza da perda, do luto e da desesperança, algo sem precedentes históricos. É por esse motivo que, por meio de todo esse material que produzimos e disponibilizamos através da Revista Intelecto, esperamos contribuir de alguma forma para o desenvolvimento do país, produzindo material científico e ajudando no avanço das inúmeras áreas do conhecimento, beneficiando a sociedade, não só agora durante a pandemia, mas até depois, quando tudo isso passar. Eu, em nome de toda a Comissão Organizadora da Revista Intelecto, agradeço à Direção Acadêmica e Executiva da FEMA por todo o apoio que recebemos para realizar esse trabalho, bem como também, todos os coordenadores de todos os cursos e toda a comunidade acadêmica, formada por alunos e professores, pois sem eles, nada disso seria possível, obrigado pela dedicação e por todo esforço, mesmo nestes tempos tão difíceis”, finaliza Poletto.

A Revista Intelecto é uma produção da FEMA/IMESA e suas edições são disponibilizadas, anualmente, via on-line e podem ser acessadas gratuitamente pelo site da FEMA. A edição mais recente da Revista está localizada na aba ATUAL. Clique aqui e acesse a Revista Intelecto.