Inauguração HUB FEMA

FEMA inaugura oficialmente Hub de inovação

A instituição realizou a cerimônia de inauguração na noite de 8 de dezembro e contou com a presença de diversas figuras importantes da cidade

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) inaugurou oficialmente o HUB Inova FEMA, um mecanismo que incentiva e apoia o empreendedorismo universitário. O evento foi realizado nas dependências da própria instituição, a partir das 19h do dia 8 de dezembro de 2021. Diversas autoridades municipais e figuras importantes da instituição marcaram presença na data.

O HUB Inova FEMA tem como objetivo auxiliar na criação de novos negócios (como empresas filiadas, startups e spin-offs), produtos, serviços e soluções que em seu processo de construção e execução possam beneficiar tanto a universidade quanto a sociedade. Para o diretor acadêmico da FEMA, Gerson Benelli, a inauguração desse “espaço é a realização de um sonho de muitos anos. Nós sempre quisemos proporcionar um espaço de conhecimento e de inovação aos nossos alunos que, nós sabemos, são ávidos por desenvolver experiências novas, tecnologias novas, em todas as áreas de conhecimento. Então, tenho certeza de que essa contribuição será efetiva a partir de hoje. A FEMA, por conta de seu DNA público, tem a obrigação de conduzir nosso desenvolvimento, bem como o desenvolvimento regional. Então, nós somos uma instituição de ensino de caráter regional, e temos que ajudar o poder público a fazer essa indução de desenvolvimento, e eu tenho certeza que o Hub estará preparado pra isso”, comenta o diretor.

A inauguração contou também com a presença do prefeito de Assis, José Fernandes, que parabenizou a instituição e, em especial, o presidente da FEMA, Arildo Almeida que também estava presente, “tenho a certeza de que esse espaço irá fomentar grandes empreendedores, não só para Assis, mas como em toda a nossa região. Aqui, nós temos as melhores cabeças e as melhores pessoas, então participar dessa inauguração, desse espaço maravilhoso, com certeza é estar um passo à frente”, parabenizou o prefeito. O presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Vinicius Simili, também participou da inauguração e destacou que a “FEMA tem sido uma grande protagonista em nossa cidade, em vários aspectos. Foi assim com o curso de medicina e será assim agora com o Hub de Inovação, que vai fazer com que todo conhecimento gerado, aqui dentro e na cidade, possa contagiar toda a região”, falou o vereador.

Marcelo Arruda, Head de Inovação do HUB Inova FEMA, comentou que agora o momento é de atrair novos investidores e gerar novas oportunidades, “esse é o meu papel dentro do hub, identificar oportunidades para a FEMA, sejam elas com empresas, instituições, ou com qualquer player que a gente acredite que seja importante trazer pra conversar, dialogar e encontrar oportunidades. Diversas oportunidades, nas mais diversas áreas, diverso retorno. Trazer outros hubs de inovação, seja a nível nacional ou internacional”. O espaço oferecerá a alunos, professores, pesquisadores e empresas um local físico compartilhado e privativo para que esse público possa trabalhar e desenvolver pesquisas, projetos, negócios, produtos, serviços, dentre outras atividades que envolvam inovações, criatividade e troca de experiências. Tudo isso com integração entre os cursos da FEMA, tendo como mentores professores e profissionais.

O vice-diretor acadêmico e coordenador do Hub Inova FEMA, Prof. Dr. Alex Poletto, declarou que “o Hub é um ambiente que há muitos anos estava sendo pensado, de oferecermos aos nossos alunos e professores um espaço que integrasse os cursos, e que possibilitasse colocar em produção os projetos nascidos de nosso Programa de Iniciação Científica (PIC) e dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), agregando a participação de empresas, com a finalidade de criar novos produtos, novos serviços, novos negócios e startups. Eu, enquanto coordenador, tenho essa nova missão, de proporcionar todas as condições necessárias para que essas ações sejam possíveis”, disse Alex.

Para o presidente da FEMA, Arildo Almeida, “é uma emoção extraordinária receber pessoas da comunidade aqui, para entregarmos um sonho. Um sonho que começou há muitos anos atrás, que era ter um espaço focado em inovação, criatividade e transformação, para vermos as dores das pessoas, dos negócios, das empresas, e poder contribuir na solução desses problemas. Nós precisamos de ideias, ideias inovadoras, e as ferramentas estão aqui no hub. Basta juntarmos uma boa ideia com uma boa tecnologia. Realmente, é um dia gratificante para a comunidade interna da FEMA e para sociedade do Vale Paranapanema. O Vale do Silício começou há alguns anos, do nada no meio do deserto, partindo desse raciocínio. E depois do hub tem mais um desafio, que é fazer a vila tecnológica virar realidade. Assim que as startups iniciarem seu processo de transformação e criação (das startups se transformarem em uma empresa), avançaremos para essa próxima etapa”, finalizou o presidente. Desde o lançamento interno do HUB Inova FEMA, que aconteceu em maio de 2021, a FEMA tem trabalhado na criação de um ambiente seguro de inovação para receber ideias de negócios, onde os projetos podem se tornar uma startup.