informatica

Curso de Ciência da Computação é renovado

Além da renovação, o Conselho Estadual de Educação aprovou a alteração na oferta das aulas que eram ministradas aos sábados, remanejando-as para o online

O Conselho Estadual de Educação (CEE-SP) aprovou, por meio do Parecer CEE 240/2021 da Câmara de Educação Superior, relatado pelo conselheiro Cláudio Mansur Salomão, publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 27 de novembro de 2021, a renovação de reconhecimento do curso de Ciência da Computação da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) por mais quatro anos. Esse reconhecimento do CEE é o aval do conselho de que a educação e o ensino administrado pela FEMA na área de Ciência da Computação, tanto na grade curricular quanto na metodologia adotada, estão no caminho certo.

Conforme a coordenadora dos cursos de Informática da FEMA, professora Diomara Martins Reigato Barros, “a análise feita pelo Conselho Estadual avalia a qualidade do ensino, o período de credenciamento e as propostas pedagógicas, levando em consideração o perfil dos alunos que o curso forma e, quando o Conselho Estadual de Educação nos visita para analisar o curso, eles realmente analisam tudo. Então, ter essa aprovação por mais 4 anos é uma grande vitória, nos traz bastante alegria e reflete toda a nossa seriedade que nós, tanto como coordenadoria quanto os professores do curso, tem com esse trabalho que desempenhamos com orgulho”, comenta a coordenadora.

A aprovação da renovação do curso de Ciências da Computação é a prova de que a FEMA tem de entregar sempre a melhor qualidade em seus cursos de graduação, “nosso curso tem colocado no mercado de trabalho grandes profissionais e, até bom a gente destacar que, a grande maioria dos nossos alunos já saem da graduação empregados, em áreas de destaque em grandes empresas, não só da região, como de todo o Brasil. Eles não são aprovados apenas em estágios, são contratados mesmo - e, essa é uma tendência que tem se tornado muito frequente nos últimos anos”, comemora Diomara.

Além da renovação do BCC, o CEE também aprovou a alteração da modalidade de oferta das aulas que, até o momento, eram ministradas aos sábados para os estudantes da 2ª e 3ª série do curso. A partir de agora, as aulas serão disponibilizadas aos alunos através das plataformas online, “a carga horária será a mesma, a única coisa que vai mudar na prática é que os alunos não terão de vir até a FEMA aos sábados. Essa é, também, uma grande vitória para nós, pois entendemos que essas disciplinas geravam um grande impedimento para algumas pessoas que vinham de fora ou que desejavam estudar em nosso curso. A FEMA é a única faculdade que oferta aulas aos sábados e as prefeituras da região não disponibilizam meios de transporte para esses alunos virem para cá. Então, entramos com o pedido no CEE para realocar essas aulas para o ambiente online, dessa forma os estudantes terão aulas presenciais durante a semana e poderão escolher quando fazer essas outras disciplinas, uma vez que as aulas serão gravadas”, explica a coordenadora.

A coordenação do curso de Ciência da Computação da FEMA agradece a toda a equipe responsável por esse resultado, toda a dedicação dos professores, funcionários e das direções e presidência que sempre demonstraram apoio aos projetos e trabalhos desenvolvidos pelo curso. “É um misto de sentimentos que envolvem alegria e gratidão, pois é resultado de um trabalho em equipe, estou muito agradecida e feliz por todo esse apoio, que sempre nos deram”, finaliza Diomara Barros.