Professora desenvolve sequência didática

Main Menu

Conheça a Fema

FEMAContabeisNot 1

Professora desenvolve sequência didática

Sequência didática desenvolvida pela professora Valquíria Batista Bueno contemplou as turmas de terceiro, quarto e quinto ano, bem como os familiares dos alunos

 

 

A professora do curso de Ciências Contábeis da FEMA, Valquíria Batista Bueno, desenvolveu uma sequência didática de Educação Financeira para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental - anos iniciais. Valquíria é mestranda em Ensino - Educação Financeira, na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP - Campus de Cornélio Procópio), e o trabalho surgiu como uma produção técnica educacional de sua dissertação.

 

A sequência didática, um planejamento de atividades que viabilizam o processo de ensino e aprendizagem sobre determinado tema, foi desenvolvida de forma interdisciplinar por meio dos conteúdos de História, Geografia e Matemática e resultou na criação de três livros. A história do dinheiro, compra consciente, consumo consciente e o ato de poupar e investir são alguns dos exemplos de assuntos abordados.

 

As atividades foram aplicadas no 4º ano C, da EMEF “Lucas Thomas Menk”, no município de Assis, e a exposição contemplou as turmas de terceiro, quarto e quinto ano, bem como os familiares dos alunos que participaram da sequência didática.

 

Foi um trabalho maravilhoso! Os alunos apresentaram grande interesse pela temática e se envolveram muito com a realização de cada uma das atividades pertencentes à sequência didática, a qual culminou em uma exposição com todos os trabalhos desenvolvidos, em que os alunos puderam apresentar e explicar cada uma das atividades”, Valquíria Batista Bueno, professora do curso de Ciências Contábeis da FEMA.

 

Importância da Educação Financeira

 

A docente Valquíria Batista Bueno conta que seu interesse em desenvolver a metodologia para os anos iniciais surgiu pelo fato de a Educação Financeira ser uma temática muito significativa na formação dos cidadãos. “A Educação Financeira vem ganhando relevância nos últimos anos e consiste na busca de melhores condições de vida, tanto no presente quanto no futuro”, explica. Para a professora e mestranda, além de se mostrar necessária a cada dia, a Educação Financeira também deve ser ofertada desde a infância, visto que representa um passo importante para o desenvolvimento da consciência e o fortalecimento da cidadania.

   

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Back to top