femacidadania edicao outubro 2021 NOt

De volta ao laboratório com aulas práticas

Curso de Química Industrial retoma aulas práticas em laboratório

Com a permissão do Conselho Estadual de Educação, os estudantes de Química Industrial da FEMA retomaram as aulas práticas em laboratório no mês de agosto, seguindo o calendário de reposição. A professora Rosângela Aguilar da Silva conta que as aulas práticas são dinâmicas, despertam curiosidade e o interesse dos alunos, permitindo associações com o cotidiano.

"Nas aulas práticas, o aluno executa experimentos e as observações e resultados obtidos contribuem para a melhoria da compreensão dos conteúdos desenvolvidos em aulas teóricas. Na disciplina de laboratório de ensino outra estratégia de ensino-aprendizagem consiste no desenvolvimento de atividades por meio da metodologia de sala de aula invertida em que o aluno, a partir de pesquisas sobre determinado conteúdo de química, constrói o conhecimento e, no papel de professor, faz a exposição do assunto, finalizando com a proposta de uma aula prática", explica a professora Rosângela.

A FEMA possui quatro laboratórios com suporte para o ensino e pesquisa em Química: Laboratório de Química Geral e Física, Laboratório de Química Orgânica, Laboratório de Físico-Química e Laboratório de Microbiologia, além do Laboratório de Iniciação Científica. Devido à natureza do mercado de trabalho na área de Química Industrial, as aulas práticas são extremamente importantes para a formação dos profissionais, sendo possível atuar nas áreas de pesquisa, desenvolvimento de produtos, controle e garantia de qualidade, por exemplo.

Para ingressar na graduação em Química Industrial, interessados podem buscar o Vestibular FEMA 2022. O Edital segue aberto até 10 de novembro de 2021: inscreva-se em https://www.fema.edu.br/index.php/vestibularfema/vest-fema.